ABCDMRR, terça-feira, 15 de outubro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Administração - Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Consórcio ABC serve de referência para entidades intermunicipais de Santa Catarina

Comitiva foi recebida na sede da entidade regional para troca de experiências

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na quarta-feira (9/10) uma comitiva com representantes de entidades intermunicipais de Santa Catarina, incluindo consórcios púbicos e associações municipalistas, para uma troca de experiências sobre governança regional. O encontro teve como referência o órgão que representa as prefeituras da região, pioneiro em modelo de gestão pública consorciada.

A reunião, articulada pela escola de cidadania e gestão pública Oficina Municipal, contou com a participação de toda a diretoria e corpo técnico do Consórcio ABC. Como forma de mostrar políticas públicas regionais de sucesso, a equipe da entidade regional apresentou a história e as principais conquistas da autarquia responsável pela elaboração de projetos e articulações entre as cidades do Grande ABC.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, ressaltou que o trabalho da entidade regional como modelo em questões como articulação, formulação de políticas e elaboração de projetos motivou o encontro. “Essa visita nos permitiu a troca de experiências com os consórcios catarinenses, que têm como ponto forte a prestação de serviços, como compras consorciadas. Esse serviço certamente será um produto que nossa entidade ofertará no próximo mandato dos prefeitos”, afirmou.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, também destacou a importância da agenda com representes de entidades intermunicipais de outra região do país. “Somos uma referência nacional em gestão pública consorciada. Por isso, é sempre uma honra poder compartilhar nossas experiências com demais regiões do Brasil para que outros municípios também possam aplicar localmente projetos intermunicipais”, pontuou.

O encontro contou com a participação de Ana Maria Groff Jansen, diretora-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnordeste) e da Associação dos Consórcios Públicos de Saúde de Santa Catarina (ACISSC); Guilherme Krieger, consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Hélio Daniel Costa, diretor-executivo da Consórcio de Desenvolvimento Econômico do PlanaIto Norte de Santa Catarina (Codeplan), secretário-executivo da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) e presidente do Colegiado de Consórcios de Santa Catarina; Lademir Ascari, prefeito de Irineópolis (SC) e presidente da Amplanorte; Luiz Cesar Batista, diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado (Cisamurc) e vice-presidente do Colegiado de Consórcios de Santa Catarina; e Simone Schramm, secretária-executiva da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

A Oficina Municipal é uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais. A maior parte dos alunos deles é formada por profissionais que trabalham em prefeituras, Câmaras e até mesmo consórcios intermunicipais.