Atalhos

Nota oficial

Falha no fornecimento de energia no Grande ABC

Nota oficial

O Grande ABC, assim como a capital, foi duramente castigado por longos períodos sem fornecimento de energia devido ao temporal registrado na noite da última sexta-feira (11/10). Todas as cidades da região tiveram falha no serviço e demora no restabelecimento do mesmo, com locais chegando a passar de 48 horas sem energia elétrica, segundo levantamento feito pelo Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne as Defesas Civis dos municípios consorciados.

É a segunda vez em menos de um ano que um episódio deste tipo é registrado no Grande ABC. Em novembro do ano passado, um apagão semelhante afetou 556 mil imóveis nas sete cidades. A dimensão do problema só foi divulgada após o Consórcio ABC oficiar a Enel, concessionária responsável pelo serviço, e cobrar esclarecimentos da concessionária sobre o número de clientes prejudicados e qual o plano de contingência para futuros episódios semelhantes ao registrado no início deste mês.

Na ocasião, a Enel informou que dispõe de um procedimento operacional intitulado “Manual de Atendimento para Eventos Severos”, que visa orientar as ações durante eventos severos que envolvam o sistema elétrico, bem como oferecer suporte operacional às ações a serem tomadas pelo Centro de Controle, “propiciando a eficiência na tomada de decisão e a eficácia na comunicação junto aos órgãos de imprensa e clientes em geral”.

Porém, fica nítido e evidente que este plano citado não se mostra eficaz, visto que a região, mais uma vez em menos de um ano, sofreu novamente um número significativo de imóveis sem energia elétrica por várias horas.

É consenso entre as administrações municipais que o serviço prestado pela Enel tem sido falho e deixado a população da região desassistida em vários momentos, causando diversos transtornos aos munícipes de todas as cidades do Grande ABC.

Em novembro do ano passado, ao mesmo tempo que cobrou da Enel explicações e protocolos para evitar problemas significativos novamente, o Consórcio ABC também solicitou à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), que controla e fiscaliza os serviços de energia elétrica em território paulista, que o órgão estadual desenvolva normatização específica a ser cumprida pela Enel para casos como o do “apagão” de novembro de 2023. Infelizmente, nada foi feito e um novo episódio foi registrado menos de um ano depois.

O Consórcio ABC ressalta que já realizou diversas ações e seguirá tomando as medidas cabíveis para que a população da região seja menos impactada em futuros fenômenos climáticos como o registrado na última sexta-feira.

As Defesas Civis da região já trabalham com troca de informações para evitar grandes transtornos no período de chuvas de verão. Ao mesmo tempo, o Consórcio ABC retomou discussões para a implementação de um Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

Os municípios do Grande ABC estão unidos para evitar que episódios como o ocorrido no último fim de semana se repita.