ABCDMRR, sexta-feira, 25 de outubro de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Nota oficial

Chuvas e ventos fortes no Grande ABC

Nota oficial

As cidades do Grande ABC foram atingidas por forte chuva e intensas rajadas de ventos na noite desta sexta-feira (11/10), fenômeno climático que resultou em diversas ocorrências em toda a região, como queda de árvores, destelhamento de imóveis, interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Segundo dados obtidos pelo Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (que reúne as Defesas Civis da região) junto ao Centro de Gerenciamento de Emergências da capital (CGE-SP), foram as mais fortes rajadas de ventos registradas na Região Metropolitana de São Paulo desde 1995 (primeiro ano de medições), com pontos registrando ventos de 107,3 km/h. Até então, o recorde havia sido registrado em novembro do ano passado, com ventos de aproximadamente 103,7 km/h.

Na quinta-feira (10/10), o Consórcio ABC já havia emitido alerta em seus canais oficiais para a possibilidade de fortes chuvas e ventos na região.

Infelizmente, uma morte foi registrada na região, em Diadema, causada pela queda de uma árvore no bairro Casa Grande.

As Defesas Civis de todos os municípios consorciados estão nas ruas atuando para minimizar os impactos do fenômeno climático registrado na região.

Todas as prefeituras já acionaram a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, para que os reparos na rede da região sejam feitos o mais breve possível.

"Como presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Diadema, me solidarizo com a família que perdeu seu ente querido e com todos os afetados pelos ventos e chuvas de ontem. Acompanhei o trabalho das equipes durante a madrugada. No entanto, o maior problema é a falta de energia e a demora da Enel em resolver a situação. As equipe da prefeitura tem feito sua parte e com o apoio presidente Lula e do Ministro Padilha teremos reforços para cobrar e fiscalizar ações imediatas da Enel junto à Aneel", declarou Filippi.

O Ministro das Relações Institucionais , Alexandre Padilha, passou a manhã reunido com as equipes do Comitê de Crise Climática,  para intensificar os esforços junto ao Governo Federal no atendimento à população.

"O presidente Lula, atendendo ao pedido do prefeito Filippi, me enviou a Diadema para reforçar as ações. As equipes da prefeitura estão totalmente dedicadas, enquanto a resposta insuficiente da Enel é inaceitável. Vamos acionar a Aneel para que atue com a mesma eficiência e comprometimento que as equipes de Diadema têm demonstrado," declarou o ministro.

A Enel recomenda que canais digitais sejam priorizados para a abertura de chamados para restabelecimento do serviço- aplicativo, site enel.com.br ou WhatsApp (21) 99601-9608.

Segundo a Defesa Civil Do Estado de São Paulo, a previsão para este sábado é de dia marcado pela presença de bastante nebulosidade, mesmo com a frente fria já estando afastada do Estado de São Paulo. Há indicativo de chuva fraca apenas na região leste do Estado, sem risco para eventos extremos como o que ocorreu ontem (11), mas mesmo assim, recomenda-se atenção redobrada no decorrer da horas. Até o fim da manhã deste sábado, não havia previsão para acumulados expressivos.

Em caso de emergência, a orientação  é acionar o Corpo de Bombeiros  (193) ou Defesa Civil Municipal  (199).

"Exigimos mais equipes e agilidade, pois é inadmissível que nossas cidades do grande ABCDMRR estejam sem energia por mais de 14 horas. Continuamos pressionando a empresa por uma solução imediata e esperamos que o Ministério Público e o Governo Federal intensifiquem a fiscalização", completou José de Filippi Júnior.