.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Trabalhos desenvolvidos pela iniciativa coordenada pelo Consórcio ABC e pela UFABC foram debatidos no XIV Encontro Internacional da Rede Estrado
Pesquisadoras e pesquisadores do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC participaram, entre os dias 11 e 14 de novembro, do XIV Encontro Internacional da Rede Estrado, realizado em Salvador (BA). Durante o evento, o grupo apresentou três estudos desenvolvidos no âmbito do projeto, que investiga políticas educacionais nos municípios da região.
Os trabalhos apresentados foram “A institucionalização da gestão democrática nos planos municipais de educação: um olhar sobre os municípios do Grande ABC”; “Monitoramento e avaliação de planos municipais de educação – estudo de caso do Observatório de Educação do município de Diadema (SP)”; e “As diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Planos Municipais de Educação do ABC Paulista”.
O estudo sobre monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) sistematiza o projeto-piloto desenvolvido em parceria com o Observatório de Educação da Secretaria de Educação de Diadema, responsável pelo acompanhamento do PME do município. O trabalho é assinado por Paula Rafaela Ferreira Barbosa (UFABC), Salomão Ximenes (USP/PGPP-UFABC) e Ana Clara Carneiro (UFABC).
Já a pesquisa sobre a institucionalização da gestão democrática analisa como a Meta 19 do Plano Nacional de Educação foi incorporada pelos sete municípios do Grande ABC, identificando reproduções, adaptações e inovações nos respectivos PMEs. Além das autorias mencionadas acima, o estudo conta também com a participação de Camila Campos Tinoco (USP) e Gabriel Faustino (UFABC).
O terceiro trabalho, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho sobre Educação de Jovens e Adultos (GT EJA), aborda as diretrizes curriculares da EJA presentes nos PMEs da região. Assinam o estudo Maria Clara Di Pierro (USP), Adriana Pereira da Silva (PMSBC) e Nivia Dantas Ribeiro Zanardo (PMSA).
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Observatório é uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC) e vem fortalecendo a produção científica regional sobre educação pública.
O coordenador acadêmico do projeto, professor da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFABC, Salomão Ximenes, destacou que a divulgação científica é fundamental para ampliar o diálogo entre pesquisa e gestão pública. “Tornar público o conhecimento produzido contribui para o fortalecimento da democracia na educação e permite o aprimoramento das políticas educacionais nos municípios do Grande ABC”, afirmou.