.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Obras do artista passam a integrar o patrimônio cultural regional e serão distribuídas entre museus e pinacotecas das sete cidades
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebrou, nesta quarta-feira (10/12), um marco importante para a cultura regional com a doação do acervo do pintor, ilustrador e poeta Paulo Acencio (1944–2022). As obras do artista serão distribuídas e preservadas por museus e pinacotecas das sete cidades que integram a região.
O evento de entrega oficial ocorreu na sede do Consórcio ABC e reuniu secretários municipais de Cultura, equipes de museus e pinacotecas, familiares do artista e integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Cultura da entidade regional. A programação contou com uma apresentação sobre a trajetória de Acencio conduzida pelo curador do acervo, Marcílio Duarte, que destacou a relevância histórica e estética de sua produção.
Paulo Acencio foi uma das vozes marcantes do surrealismo brasileiro, reconhecido pela técnica apurada e pelo olhar crítico que mesclava elementos oníricos e realistas para retratar as desigualdades sociais do País. Produzida entre 1966 e 2017, sua obra reflete sensibilidade e engajamento com temas humanos e políticos e passa agora a integrar o patrimônio cultural do Grande ABC.
A doação inclui 36 obras, que em breve estarão acessíveis ao público em diferentes instituições culturais da região, entre elas a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André; o Museu de Arte Popular (MAP), em Diadema; e as pinacotecas de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, entre outros espaços públicos.
Nascido em Juazeiro (BA) e radicado em São Paulo desde 1958, Paulo Acencio faleceu em 2022, vítima da Covid-19, e deixou como desejo que parte de sua obra fosse destinada a instituições públicas. A iniciativa foi oficializada no evento, que contou com a presença de suas irmãs Sônia Maria Araújo Barboza Lima e Maria de Lourdes Caetano.
Segundo Marcílio Duarte, historiador e curador da obra do ateliê de Paulo Acencio, o público do Grande ABC terá a oportunidade de conhecer a produção de um dos representantes do surrealismo no Brasil, marcado por uma obra singular e pouco convencional.
“Diferentemente dos surrealistas clássicos, voltados sobretudo a universos oníricos e distantes da realidade, Acencio incorporava às telas a miséria e a pobreza de um País desigual, revelando sensibilidade e engajamento social, como se os pesadelos do mundo real se misturassem aos sonhos que pintava”, explicou o curador.
O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Luiz Zacarias, destacou que a doação amplia o acesso às artes visuais e fortalece a identidade cultural da região.
“Essa doação representa um reforço fundamental para as pinacotecas e museus do Grande ABC. Especialmente no período pós-pandemia de Covid-19, observamos um crescimento do interesse da população, no Brasil e no mundo, pelos espaços culturais, movimento que também impulsiona o turismo e a economia dos municípios onde esses equipamentos estão inseridos”, afirmou Zacarias.