.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC inicia discussão regional sobre reforma tributária nos municípios

Encontro com contabilistas debateu impactos do novo modelo tributário nas finanças municipais


Consórcio ABC inicia discussão regional sobre reforma tributária nos municípios

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC deu início na quinta-feira (12/2) a uma discussão regional sobre os impactos da reforma tributária nos municípios. A pauta do encontro incluiu os desdobramentos das mudanças no sistema de arrecadação e na partilha de receitas.

 

Durante o encontro, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, e os diretores de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Zacarias, de Desenvolvimento Humano e Econômico, Joel Fonseca, e Jurídico, Marcelo Golla, receberam representantes da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Grande ABC, do Sindicatos Contabilistas de Santo André e contadores de Mauá e Ribeirão Pires.
 

O encontro teve como foco os possíveis reflexos da reforma nas finanças municipais, especialmente no que se refere à transição para o novo modelo tributário, à redistribuição de receitas e aos mecanismos de compensação previstos na legislação.
 

O secretário-executivo explicou que o objetivo é debater, de forma regional e articulada, a substituição de tributos atuais pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), os critérios de partilha entre estados e municípios e os desafios operacionais que as administrações locais poderão enfrentar durante o período de adaptação.

 

“O diálogo regional é fundamental para alinhar estratégias e fortalecer a atuação conjunta dos municípios do Grande ABC diante das mudanças estruturais previstas na reforma. É um tema que envolve gestores públicos, especialistas e entidades representativas, com o objetivo de subsidiar decisões e garantir segurança jurídica e financeira às cidades da região”, afirmou Aroaldo Silva.

24 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.