Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Quinta-feira, 30 de Junho de 2016

Prefeitos analisam Planos Regionais de Resíduos Sólidos e de Drenagem

A 76ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, agendada para a próxima segunda-feira (4), vai debater, entre os sete prefeitos dos municípios da região, os resultados dos Planos Regionais de Macro e Microdrenagem e também de Resíduos Sólidos. As iniciativas são ações prioritárias definidas no Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo 2014 – 2017 da entidade regional.

O “Estudo Regional de Planejamento Estratégico da Macrodrenagem e Microdrenagem do Grande ABC”  tem como objetivo consolidar e ampliar as ações de combate às enchentes na região. Já o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC), elaborado desde junho de 2015, propõe programas regionais sobre ampliação da coleta seletiva, destinação ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. Durante a reunião mensal de prefeitos serão iniciadas as discussões sobre as prioridades de sua implementação.

Os sete prefeitos do ABC vão analisar ainda os desdobramentos do Seminário Internacional “Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Perspectivas a partir da Região Metropolitana de São Paulo”, realizado em 8 e 9 de junho. O evento discutiu a elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC) e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo.

Durante a assembleia, os prefeitos vão debater os resultados do Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC, realizado em 17 de junho em São Bernardo do Campo. Micro e pequenas empresas da região tiveram acesso, em primeira mão, a informações sobre os R$ 5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que serão destinados ao financiamento de capital de giro. O evento marcou o lançamento nacional da linha de crédito.

No encontro mensal, o Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio vai divulgar o balanço do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que integrou neste ano os festivais de Paranapiacaba, em Santo André, de Rio Grande da Serra e de Ribeirão Pires. Além disso, haverá apresentação sobre o primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, iniciativa do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que ocorre em 14 e 15 de julho no Senac São Bernardo do Campo.

Serviço:

76ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos