Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
07/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quar
08/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quin
09/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sext
10/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0

Cultura - Quinta-feira, 30 de Junho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

2º Circuito Regional do Cambuci em 2017 terá participação ampliada

São Bernardo do Campo anuncia entrada no roteiro regional durante cerimônia de encerramento da primeira edição do evento


2º Circuito Regional do Cambuci em 2017 terá participação ampliada

O 2º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, programado para 2017, receberá o reforço de São Bernardo do Campo, informou nesta quarta-feira (29) o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e diretor de Turismo do município, Fernando Bonisio. O anúncio foi feito na sede da entidade regional, durante a solenidade de encerramento da primeira edição do Circuito.

A decisão sobre o ingresso do novo participante do evento regional confirma a orientação do presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, após receber informações sobre o balanço da realização. De acordo com levantamento das prefeituras envolvidas, entre 13 de abril e 29 de junho, o Circuito atraiu cerca de 65 mil participantes, incluindo moradores do ABC e da região Metropolitana de São Paulo. O 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, em Santo André recebeu 40 mil visitantes, seguido do 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra, com 20 mil participantes, e do 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires, com 5 mil.

O Circuito foi concebido pelo Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, contando com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento regional. “O 1º Circuito Regional do Cambuci agrupou os três eventos que já eram comuns às cidades, o que acaba refletindo no sentido da regionalidade. A junção de forças é bastante positiva para todos nós”, disse o presidente da Agência, Joaquim Celso Freire Silva, citando movimentação de R$ 900 mil durante os 12 dias de programação.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, destacou o pioneirismo dos municípios ao unificar eventos que antes eram realizados separadamente. “Encontramos um modelo inovador e integrador. Nossa parceria com a Agência para execução das ações para impulsionar a economia regional desta vez envolveu também o desenvolvimento da nossa área de mananciais, tendo o turismo como parte cada vez mais importante no sentido da diversificação das atividades econômicas”, afirmou.

O coordenador do GT Turismo, Fernando Bonisio, ressaltou o apoio recebido do Consórcio e da Agência para a realização do evento unificado. “O 2º Circuito será certamente melhor, mais atraente e contará com a presença de São Bernardo do Campo”.

Premiação

Durante a solenidade de encerramento do 1º Circuito Regional do Cambuci, ocorreu a cerimônia de julgamento e a premiação dos vencedores das melhores receitas produzidas com o fruto. Na categoria bebida, a ganhadora foi a cerveja com cambuci, de Fábio Balmann, de Santo André. Entre os salgados, o antepasto de zucchini com cambuci, de Ivânio Alan Silva de Carvalho, receita inscrita por Ribeirão Pires, ficou com o primeiro lugar. O prêmio de melhor prato doce foi para o crepe de cambuci, de Marcella Louise dos Santos, também inscrito por Ribeirão Pires.

O público presente conheceu ainda o ganhador do Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”. Após a exposição das três melhores fotos de cada cidade sobre o fruto, o júri escolheu como vencedora a fotografia de Yara Barbosa Peigo, de Santo André.

O ABC é pioneiro no uso e desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci, além de liderar o resgate histórico da presença da fruta típica da Mata Atlântica na gastronomia local. Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o fruto e sua importância cultural. O objetivo do Circuito Regional é consolidar o cambuci como produto turístico, capaz de alavancar essa cultura gastronômica e a geração de renda para os moradores.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

52 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023

Portal atualizado em: 03/02/2023 17:57:54

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.