ABC atinge 98,37% de vacinação contra gripe em grupos prioritários

Saúde - Sexta-feira, 13 de Maio de 2016


ABC atinge 98,37% de vacinação contra gripe em grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 atingiu cobertura de 98,37% entre a população mais vulnerável (idosos, crianças até 5 anos, gestantes e mães no pós-parto e trabalhadores da saúde) das sete cidades, totalizando 523.754 doses aplicadas. Os números são do Programa Nacional de Imunização (PNI), vinculado ao Ministério da Saúde, e ultrapassam a meta de imunização de 80% estabelecida pela pasta.

Com quase 100% dos integrantes de grupos prioritários imunizados em toda a região, cada município deve rever suas estratégias de atendimento nos postos de saúde, com melhor direcionamento da vacinação. De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, os serviços de Saúde municipais poderão optar por centralizar as doses disponíveis em unidades de referência. “Cada cidade vai determinar a estratégia para atender a públicos específicos, considerados prioritários”, explicou.

Até 10 de maio, foram confirmados 37 casos de gripe Influenza A/H1N1 no ABC, de acordo com balanço da Sala de Situação do Consórcio que monitora a doença. Desse total, foram registrados 12 óbitos de moradores da região, sendo sete em Santo André, três em São Bernardo, uma em Mauá e uma em Ribeirão Pires. Coordenada pelo GT Saúde, a Sala de Situação Regional tem reuniões semanais.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC