Proposta do Plano Regional de Resíduos Sólidos será apresentada aos prefeitos na segunda-feira (2)

Obras - Sexta-feira, 29 de Abril de 2016


Proposta do Plano Regional de Resíduos Sólidos será apresentada aos prefeitos na segunda-feira (2)

O documento síntese e o resultado das audiências públicas para a discussão do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC), realizadas nesta semana nas sete cidades, serão apresentados aos prefeitos nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, durante a 74ª Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O objetivo do Plano é o planejamento de soluções integradas para a gestão dos resíduos sólidos na região, com programas regionais sobre ampliação da coleta seletiva, destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. Entre os objetivos da iniciativa está a melhoria da cadeia de reciclagem no ABC, com uma maior oferta de materiais recicláveis, buscando reinseri-los diretamente no ciclo de produção.

Os prefeitos também vão analisar a evolução dos casos de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 na região, monitorada pela Sala de Situação Regional criada pelo Consórcio, com coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade. Ainda dentro da área de saúde, serão avaliados os preparativos do novo ato “ABC contra o Aedes”, marcado para o primeiro sábado de maio (7), na área de divisa entre as cidades de Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo.

A pauta da assembleia inclui o início das audiências públicas municipais para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo, marcado para quinta-feira (5 de maio), em Santo André. Também será apresentada a programação do “Seminário sobre Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Perspectivas a partir da RMSP”, em 8 e 9 de junho, no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Outro tema da reunião será a apresentação do GT Defesa Civil sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) 2015-2016 do Grande ABC, concluído em 15 de abril. Os prefeitos vão receber ainda o relatório de atividades do Programa Casa Abrigo Regional em 2015, com  o balanço dos serviços prestados pelas casas na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Serviço:

74ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos

Dia 02 de maio, segunda-feira, das 9h às 12h

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André