GT Desenvolvimento Econômico debate projetos com Agência GABC para enfrentamento regional da crise

Educação - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016


GT Desenvolvimento Econômico debate projetos com Agência GABC para enfrentamento regional da crise

A reunião do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC desta terça-feira (19), contou com a participação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e teve como pauta propostas voltadas ao enfrentamento regional da crise. Gestores públicos e equipe técnica das entidades regionais debateram o andamento de projetos como o Polo Tecnológico do Grande ABC, e nas áreas de turismo, exportação e qualificação profissional.

Os caminhos para a implantação de Polo Tecnológico regional foram destacados na pauta da reunião. Na última Assembleia Geral do Consórcio, realizada no dia 11 de maio, os prefeitos aprovaram a regionalização do empreendimento, a partir do credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, coordenador do GT Desenvolvimento Econômico, apresentou aos chefes dos executivos municipais, à ocasião, a proposta de agregar iniciativas de outras cidades, a exemplo das incubadoras de empresas, ao Parque, constituindo um complexo regional de tecnologia.

O GT voltará a discutir esta pauta nas próximas semanas para estabelecer as diretrizes básicas desejadas ao funcionamento do Polo Tecnológico regional. A partir disso, serão avaliadas as melhores formas para o desenvolvimento do projeto do Polo, do detalhamento das áreas que irão abrigar o empreendimento regional, bem como a captação de recursos para viabilizar todas as etapas do processo de sua implantação.

Para estimular a cultura exportadora das empresas nas sete cidades, a Agência de Desenvolvimento e o Consórcio Intermunicipal estão discutindo possíveis ações em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). No início deste mês, o presidente da entidade, David Barioni Neto, apresentou aos prefeitos do Grande ABC o trabalho de estímulo às empresas nacionais na busca por mercados externos, durante a Assembleia do Consórcio.

Barioni listou projetos executados pela entidade nacional, subsidiada pelo Sistema S, e assumiu compromisso de dedicar mais atenção ao potencial das sete cidades do ABC. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Grande ABC, há cerca de 223 mil empresas ativas. Um dos projetos mencionados por David Barioni para capacitar empreendimentos para a exportação é o PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora.

 

Qualificação profissional no ABC

Para ampliar os debates iniciados no seminário regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”, realizado em março pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o GT Desenvolvimento Econômico está envolvendo grupos de gestores de RH e instituições de ensino para a permanente atualização de dados sobre oferta e demanda por cursos de qualificação profissional na região.

A partir das informações contidas no Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC, lançado pelas entidades na abertura do seminário, o GT elaborou planilha com os dados a ser disponibilizada em cada um dos municípios para que sejam atualizadas periodicamente. Essas informações também serão apresentadas aos gestores de RH para verificar se a oferta dos cursos atende à demanda por qualificação dos profissionais.

De acordo com o levantamento do Guia, feito no 2º semestre de 2015, trabalhadores, empresas e estudantes da região do ABC contam com 1.128 cursos em três diferentes níveis de educação profissional: Formação Inicial Continuada - FIC (cursos de curta duração, voltados às atividades operacionais); Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos Tecnológicos de Nível Superior.

Nas sete cidades, predominam as instituições privadas de ensino, com pouca participação do Poder Público na oferta de cursos. Apenas 14% das 122 escolas de Formação Inicial Continuada são públicas. Das 65 unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio, 13% são públicas. Já em nível superior, apenas 14% das 34 escolas são públicas. A maior oferta na região é de cursos FIC, 989 no total.

A versão digital do Guia da Educação Profissional e tecnológica da região está disponível para consulta nos sites do Consórcio (www.consorcioabc.sp.gov.br) e da Agência  (www.agenciagabc.com.br).
 

1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur

Outro assunto pautado na reunião do GT Desenvolvimento foi a programação do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur. Nesta quinta-feira, dia 21, terá início o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que integra a programação de atividades do Circuito, que tem por objetivo estabelecer o fruto como produto turístico da cultura gastronômica local, além de integrar e ampliar a divulgação das festividades do Cambuci no ABC.

Concebido pelo Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, que tem a Agência como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento do Grande ABC, o Circuito Regional do Cambuci reunirá, em calendário único, o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, o 11º Festival Gastronômico do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires, festividades que em 2015 atraíram, juntas, cerca de 60 mil pessoas.
 

Programação:

Nos finais de semana e feriados de 21 de abril a 01 de maio, será realizado o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba. A Vila de Santo André sediará no período feira de produtos feitos com cambuci, feira de artes e antiguidades, exposição sobre o fruto, entre outras.

O 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra acontecerá de 20 a 22 de maio. A programação na cidade contará com feira de produtos feitos com a fruta, atrações musicais e o Concurso Rainha do Cambuci.

A Estância Turística de Ribeirão Pires, que recentemente ingressou na Rota do Cambuci, promoverá o 3º Festival do Cambuci nos dias 25 e 26 de junho. Food trucks, produtos com cambuci e atrações musicais fazem parte da agenda de atividades.

O Grande ABC é pioneiro no uso e no desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci. Igualmente, a região lidera o resgate histórico da presença da fruta na gastronomia local. Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o cambuci e sua importância cultural.

A programação completa do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur também está disponível nos sites do Consórcio e da Agência GABC.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André