Seminário debate propostas para estimular a indústria do ABC

Administração - Terça-feira, 12 de Abril de 2016


Seminário debate propostas para estimular a indústria do ABC

Os principais desafios para estimular a indústria do ABC foram tema de debate entre autoridades, especialistas e empresários no seminário Rumos da Indústria no ABC, realizado nesta terça-feira (12).

Durante o painel de abertura do evento, “A desindustrialização no Grande ABC”, o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, fez um diagnóstico sobre a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Em seguida, apontou como desafios a atração de investimentos para novos empreendimentos, sem esquecer dos que já estão instalados nos municípios, e a criação de uma estratégia que consiga reunir competências técnicas e empresariais. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lembrou que a indústria representa 25% dos empregos da região e destacou que o Parque Tecnológico municipal será um instrumento para estruturação do Polo Tecnológico regional. “Era inaceitável o ABC estar fora do mapa estadual de parques tecnológicos. Vamos tratar o Polo de maneira regionalizada”, afirmou. Grana disse ainda que a articulação entre as sete cidades é decisiva para fomentar a indústria, ressaltando que o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contribuem para a regionalização. “Não podemos abdicar da indústria do ABC. Precisamos estar todos unidos para retomar o crescimento o mais rápido possível”.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, também afirmou que todos os atores envolvidos com a indústria do ABC estão empenhados em estimular a economia mesmo diante da atual situação de crise. “Estamos todos envolvidos na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com o objetivo de restabelecer a geração de empregos na região”. Donisete Braga também ressaltou que unidade entre os municípios tem contribuído para que a região receba recursos dos governos federal e estadual. “No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Dotto, disse que o capital intelectual da região do ABC será decisivo para a retomada do crescimento da indústria, reforçando a atuação do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento em busca deste objetivo. “Com a força dos entes púbicos e privados da região podemos reafirmar o ABC como um polo da economia e da indústria do país”, declarou.

O seminário Rumos da Indústria no ABC foi promovido pelo Diário do Grande ABC, com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André