ABC debate projeto que estrutura empresas para o comércio exterior

Obras - Quarta-feira, 16 de Março de 2016


ABC debate projeto que estrutura empresas para o comércio exterior

As sete cidades do ABC estão se articulando para ampliar a participação de empresas da região no Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX.  Na manhã de terça-feira (15) o gestor responsável pelos Núcleos do Estado de São Paulo, Felipe Lopes, apresentou aos membros do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC informações sobre a ação.

O PEIEX é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e no Estado de São Paulo é executado por meio de convênio com a Fundação Vanzolini. O objetivo do projeto é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, através da capacitação e assessoria gratuita para as empresas desenvolverem o potencial de exportação e ampliarem mercados.

De 2011 a 2015, o projeto atendeu 1.342 empreendimentos em todo o Estado de São Paulo. No Grande ABC, durante o período, foram 83 empresas contempladas. Os setores com maior participação na região foram metal mecânico, metalúrgico, de maquinas e equipamentos, químico, de confecções e de autopeças.

A Fundação Vanzolini e a Apex-Brasil estão renovando convênio para atender outras 1.400 empresas entre 2016 e 2018. Termo de cooperação com a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, e apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através do GT Desenvolvimento Econômico, será firmado com o objetivo de garantir maior adesão de empresas da região no projeto, contribuindo para a estruturação de negócios para mercados internacionais.

Ainda na reunião desta terça-feira, a Agência GABC apresentou avaliação preliminar do seminário regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”, realizado pelas entidades regionais no início deste mês. O coordenador de Qualificação Profissional da Agência, Jerônimo de Almeida Neto, fez a exposição de dados que constam no Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC, lançado na abertura do seminário.

De acordo com o levantamento, feito no 2º semestre de 2015, trabalhadores, empresas e estudantes da região do Grande ABC contam com 1.128 cursos em três diferentes níveis de educação profissional: Formação Inicial Continuada - FIC (cursos de curta duração, voltados às atividades operacionais); Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos Tecnológicos de Nível Superior.

Nas sete cidades, predominam as instituições privadas de ensino, com pouca participação do Poder Público na oferta de cursos. Apenas 14% das 122 escolas de Formação Inicial Continuada são públicas. Das 65 unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio, 13% são públicas. Já em nível superior, apenas 14% das 34 escolas são públicas. A maior oferta na região é de cursos FIC, 989 no total.A versão digital do Guia da Educação Profissional e tecnológica da região está disponível nos arquivos desta página, e também no site da Agência GABC – www.agenciagabc.com.br.

Neto explicou que o tanto o Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC como o seminário regional são o primeiro passo no processo de construção colaborativa de diagnóstico sobre o assunto, que irá compor, futuramente, o Plano Regional de Qualificação Profissional. O documento reunirá informações sobre o que existe atualmente na região e traçará diretrizes da Educação Profissional para as sete cidades nos próximos anos.

Focem P&G

Outro ponto de pauta abordado durante a reunião do GT Desenvolvimento Econômico na manhã de terça-feira (15) foi o projeto de “Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do Mercosul” (Focem P&G). A ação, destinada ao fortalecimento de pequenos e médios negócios, beneficiará até 15 empresas no Grande ABC, além de empreendimentos no Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O projeto é realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e, nas sete cidades do ABC, conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Equipe da Agência de Desenvolvimento pediu aos secretários e gestores de desenvolvimento econômico dos municípios apoio para a divulgação das inscrições, abertas até esta sexta-feira, dia 18 de março.

Os inscritos passarão por processo de seleção, cumprindo requisitos do projeto. As selecionadas serão contempladas com a participação em oficinas de planejamento estratégico, normas de qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente, responsabilidade social, sobre comércio internacional, entre outras atividades.

A previsão é que a fase de análise das empresas que se cadastraram no projeto seja feita nas próximas semanas e as atividades de diagnóstico das participantes tenham início ainda neste semestre. A ação tem duração programada de 24 meses.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André