O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou, nesta quarta-feira (9), a Oficina Regional sobre Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres. O evento, uma realização do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), reuniu agentes das Defesas Civis do ABC, profissionais da Saúde, Assistência Social, pesquisadores e gestores da temática, além de moradores de comunidades diretamente afetadas por situações de risco, que também participaram das discussões.
A mesa de abertura do evento destacou a importância da integração multidisciplinar para gestão das áreas de risco e situações emergenciais. “Fizemos um ciclo de oficinas em vários pontos do Brasil. São Paulo fecha esse ciclo que busca desenvolver a psicologia no âmbito dos desastres”, afirmou Eliana Torga, coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O tema Habitação de Interesse Social e também as questões que envolvem o protagonismo das ações de gestão de risco têm sido trabalhados constantemente pelo Consórcio, como ressaltou Hamilton Lacerda, Diretor de Programas e Projetos da entidade regional. “A busca pelas soluções torna-se muito mais fácil quando há união e sinergia entre os atores envolvidos. O Consórcio se destaca por priorizar o tratamento das questões de forma integrada”, explicou.
A mesa de abertura da Oficina Regional contou ainda com a participação de Guilherme Luz Fenerich, conselheiro tesoureiro do CRP São Paulo, e de Cristovão Oliveira, representante do Movimento Nacional dos Afetados por Desastres Socioambientais (Monades). Outro palestrante foi Eduardo Soares Macedo, Geólogo, Historiador, Especialista em Desastres, Professor e orientador de mestrados em Meio Ambiente e em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que participou do desenvolvimento dos Planos Municipais de Redução de Riscos contratados pelo Consórcio em 2012/2013.
Além dos PMRRs, que possibilitaram a atualização, em parceria com o IPT, do mapeamento das áreas vulneráveis das sete cidades, as ações prioritárias da entidade regional são realizadas dentro do Plano Plurianual Regional Participativo 2014 – 2017 (PPA), do Plano Regional de Auxílio Mútuo (PRAM) e também através do monitoramento das chuvas.
“Desde 2010, há o trabalho integrado para minimizar os riscos e transtornos causados pelo excesso de chuvas no período de verão. Temos de estar preparados durante todo o ano e promover ações conjuntas para o atendimento efetivo à população”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio e Diretora da Defesa Civil de Santo André, Débora Diogo, durante apresentação no evento, destacando a preparação integrada dos Planos de Contingência na região.
A oficina compôs a fase preparatória do 9º Congresso Regional de Psicologia (Corep) e o 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), desenvolvedores da temática “Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”.
Grande ABC