O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC definiu nesta terça-feira (8) os últimos preparativos para no novo ato “ABC contra o Aedes”, marcado para sábado (12), a partir das 9h. As atividades vão ocorrer no Jardim Zaíra, em Mauá, na região de divisa com Santo André e São Paulo.
A concentração da segunda atividade regional de 2016 será no cruzamento da Avenida Sebastião Antonio da Silva com a Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades da feira livre realizada aos sábados no Jardim Zaíra. As equipes partirão da parte alta do bairro (Zaíra 3), na divisa com a capital paulista, realizando visitas casa a casa até a área da feira.
Paralelamente, equipes de diversos setores da prefeitura local farão uma caminhada a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros percorrerá as ruas próximas, seguindo depois em carreata.
O mutirão contará ainda com barracas da ação próximas às da feira livre, para acompanhar o fluxo de pessoas e prestar atendimento à população. No local, haverá amostras das larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados. As equipes distribuirão informativos da campanha nas tendas de atendimento e ao longo do percurso da caminhada.
A iniciativa terá ainda o apoio de agentes de Saúde da região do ABC, parceiros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Segurança Urbana, União dos Escoteiros/SP e lideranças comunitárias.
O coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, ressaltou a importância da manutenção das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Nossa expectativa é que este evento seja maior que o anterior, realizado em São Bernardo do Campo, em 30 de janeiro. Além da mobilização dos municípios de Mauá e Santo André, das ações educativas das outras prefeituras, teremos também a participação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo”, afirmou.
A Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, teve sua primeira mobilização no final de setembro de 2015, na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Em dezembro, a entidade regional lançou oficialmente a campanha de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito, com o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.
Neste ano, a primeira ação conjunta ocorreu em 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A iniciativa contou com mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros envolvidos na mobilização. Paralelamente, os sete municípios mantêm suas atividades de combate aos criadouros nas respectivas cidades. E no dia 13 de fevereiro, participaram do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, convocado pelo Ministério da Saúde. O Consórcio deve realizar mais uma atividade regional em abril.
Grande ABC