Calendário de elaboração dos projetos de mobilidade no ABC será apresentado a prefeitos na segunda-feira (7)

Obras - Sexta-feira, 04 de Março de 2016


Calendário de elaboração dos projetos de mobilidade no ABC será apresentado a prefeitos na segunda-feira (7)

O calendário de trabalho para a elaboração de 21 projetos do Plano Regional de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC será apresentado aos prefeitos nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, durante a 72ª Assembleia Geral da entidade.

Na quarta-feira (2), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinou a autorização de início para a elaboração de projetos em três eixos prioritários de intervenções: a Ligação Leste-Oeste (Diadema), o Eixo Avenidas Guido Aliberti / Lauro Gomes / Marginal Córrego Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e o Corredor Sudeste (São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires). O prazo para a elaboração dos projetos é de 18 meses. A liberação corresponde à primeira etapa do Plano e terá recursos da União no total de R$ 26,4 milhões.

Os prefeitos receberão também a visita do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, que debaterá propostas de parceria entre a entidade, o Consórcio, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e as prefeituras da região. A intenção é ampliar o acesso a crédito para micro e pequenas empresas e desenvolver projetos que auxiliem estes empreendimentos a melhorar a gestão de negócios, com foco na exportação.

A pauta da assembleia inclui ainda os desdobramentos da reunião com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), realizada em fevereiro, em que o órgão se comprometeu a priorizar obras de manutenção em oito piscinões da região do ABC, com acompanhamento das prefeituras. As intervenções compreendem corte de mato, limpeza e desassoreamento de piscinões. Uma nova reunião com o DAEE está prevista para este mês com o objetivo de fazer um balanço do andamento dos trabalhos.

Os prefeitos também vão avaliar a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, incluindo os preparativos da mobilização agendada para 12 de março (sábado), no Jardim Zaíra, em Mauá, na região de divisa com Santo André e São Paulo. O segundo ato “ABC contra o Aedes” de 2016 está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio, em parceria com as equipes da Saúde e Vigilância Sanitária, Defesas Civis Municipais e Estadual, Segurança Urbana, Trânsito, Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros do Brasil/Distritos do ABC, lideranças comunitárias, religiosas e representantes da sociedade civil.

Ainda na pauta de Saúde, a presidente da Fundação do ABC, Cida Damaia, apresentará aos prefeitos proposta de cooperação técnica entre as entidades visando apoiar a execução de ações relacionadas ao tema em âmbito regional.

Durante a reunião mensal, será apresentada a proposta de filiação do Consórcio à Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em 2015, entidade nacional aprimorou seu estatuto para permitir que consórcios públicos participem do quadro de associados. A filiação tem como objetivo o avanço de políticas públicas de caráter regional e metropolitano, entre outros benefícios.

Serviço:

72ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos

Dia 7 de março, segunda-feira, das 9h às 12h

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André

 

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André