Guia Regional de Qualificação Profissional traz mais de mil ofertas de cursos

Obras - Quarta-feira, 02 de Março de 2016


Guia Regional de Qualificação Profissional traz mais de mil ofertas de cursos

Autoridades e representantes da Educação e do Trabalho de diferentes esferas e instituições apresentaram e discutiram as necessidades do ABC quanto à qualificação e aperfeiçoamento profissional para o desenvolvimento econômico regional na manhã desta quarta-feira (2), durante seminário promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Durante o evento foi lançado também o Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC, com mais de mil cursos  ofertados nas sete cidades.

O Seminário Regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”, se encerra nesta quinta-feira (3), no Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo, no campus Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.  O resultado das discussões deverá auxiliar, futuramente, a construção do Plano Regional de Qualificação Profissional.

A abertura do evento contou com a participação de Luciano de Oliveira Toledo, Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e de José Lopez Feijóo, Secretário Especial do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Para Feijóo, é preciso ampliar o número de jovens em cursos de educação profissional que atendam a demanda do mercado. “É preciso levar em conta a demanda das empresas por qualificação e pensar em elevar o saber dos seres humanos. Ao fazer esse debate, o ABC contribui para repensar os sistemas do ponto de vista de que eles estejam integrados”, disse o secretário.

Já o representante do Ministério da Educação, Luciano Toledo, falou da importância de aproximar o setor produtivo e as instituições de ensino nessa discussão. “As instituições podem melhorar seus currículos e a qualidade de entrega de seus cursos. Essa é a agenda que o MEC quer intensificar daqui por diante”, afirmou.

Também estiveram presentes o Secretário Executivo, Luis Paulo Bresciani, o Vice-Presidente do Conselho Diretor da Agência GABC, Joaquim Celso Freire Silva, além da Pró-reitora da Universidade Metodista de São Paulo, professora Vera Stivalete e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

“A educação profissional é um tema permanente, tanto agora como do futuro. Nesse pensamento, o Consórcio e a Agência retomam, com o seminário, as ações já realizadas para fazer a ponte entre educação e trabalho, criando novas práticas para essa questão”, lembrou Bresciani durante a abertura.

Em seguida, o convidado internacional, Patrízio Bianchi, Secretário de Coordenação de Políticas Europeias de Desenvolvimento, Escola, Formação Profissional, Universidade, Pesquisa e Trabalho do Governo da Região Emília Romana (Itália), apresentou palestra sobre as intervenções realizadas no sistema de ensino daquela região italiana. “O desenvolvimento deve ser entendido como uma visão integrada de políticas, sendo a educação um processo contínuo, para toda a vida”, exemplificou.

Lançamento do Guia

Durante a abertura, o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, apresentou o Guia da Educação Profissional e Tecnológico do Grande ABC. O manual foi disponibilizado para o público presente e lista mais de mil cursos, em três diferentes níveis de educação profissional, ofertados por instituições públicas e privadas, distribuídos por cada um dos sete municípios.

Políticas Públicas e desafios

Durante a tarde de quarta (2), a segunda mesa do seminário apresentou a temática “Políticas Públicas de Educação Profissional”, com moderação do Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, e debate entre os convidados: Antônio Almerico Biondi Lima – Superintendente da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Governo da Bahia; Naira Lisboa Franzoi – Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fausto Augusto Júnior – Supervisor técnico da subseção do DIEESE do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; e Donizete Duarte da Silva – Diretor titular do CIESP Diadema.

O seminário “Educação e Trabalho: uma articulação possível”, prossegue nesta quinta-feira (3), às 9h, debatendo o tema: “Contextos: demandas e desafios da Educação Profissional”. O Secretário Executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco modera a mesa que contará com a participação de Aguinaldo Nogueira Maciente – Técnico de planejamento e pesquisa do IPEA; Ricardo Figueiredo Terra – Diretor técnico do SENAI / SP; Priscila Praxedes Garcia Branco – Diretora da FATEC Diadema Luigi Papaiz; Paulo Dias – Secretário de Educação de São Bernardo do Campo; e Jerônimo de Almeida Neto – Coordenador de Qualificação Profissional da Agência de Desenvolvimento. Este último fará uma análise sobre a oferta de cursos de qualificação profissional da região, a partir do levantamento que deu origem ao Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André