Educação profissional é tema de seminário regional

Obras - Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016


Educação profissional é tema de seminário regional

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC realizam, nos dias 2 e 3 de março, o seminário “Educação e Trabalho: uma articulação possível”. O evento tem como objetivo o processo de construção de um diagnóstico sobre a oferta e demanda de cursos de qualificação profissional na região para compor, futuramente, o Plano Regional de Qualificação Profissional. O seminário acontecerá no Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149 – Campus Rudge Ramos), com entrada gratuita.

O evento é destinado a profissionais, especialistas e gestores do setor, além de interessados na temática. A abertura do seminário, às 8h30, contará com a participação de representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência Social, além de autoridades da região. Às 10h30, o secretário de coordenação de políticas europeias de desenvolvimento, escola, formação profissional, universidade, pesquisa e trabalho do Governo de Emília Romana (Itália), Patrizio Bianchi, ministrará palestra sobre a experiência de Educação Profissional na região italiana.

A partir das 14h, o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, irá moderar mesa temática sobre “Políticas Públicas de Educação Profissional”. A discussão terá a participação de Antonio Almerico Biondi Lima, do Governo da Bahia; de Naira Lisboa Franzoi, pesquisadora de Educação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; do secretário de Educação de São Bernardo do Campo, Paulo Dias, representando os secretários da área nas sete cidades; e do diretor do CIESP Diadema, Donizete Duarte da Silva.

“Com objetivo de diversificar o perfil profissional e econômico do ABC, o seminário prioriza o cuidado com a inserção do jovem no mercado de trabalho. E prevê a construção de uma política regional de qualificação profissional que avance nos termos de compartilhamento de recursos e capacidades”, adianta Bresciani.

No segundo dia, serão debatidos “Contextos: Demandas e Desafios da Educação Profissional”, em mesa temática moderada pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco. A partir das 9h, o grupo de discussão abordará o tema, com a participação de Aguinaldo Nogueira Maciente, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); do diretor técnico do SENAI SP, Ricardo Figueiredo Terra; da diretora da FAEC Diadema, professora Priscila Praxedes Garcia Branco; do diretor da Escola do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Cursinho da Poli,Gilberto Alvarez Giusepone Júnior; e de Jerônimo de Almeida Neto, da Agencia GABC, que apresentará a oferta de cursos de qualificação profissional da região. Ao final de cada mesa temática, os temas serão debatidos com o público.

 

Serviço

Seminário regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”:

Data: 02 de março de 2016 (quarta-feira), das 8h30 às 17h

03 de março de 2016 (quinta-feira), a partir das 9h

Local: Auditório Sigma da Universidade Metodista de São Paulo – Rua Alfeu Tavares, 149 – Campus Rudge Ramos - São Bernardo do Campo

Inscrições: www.agenciagabc.com.br / (11) 4433-7352 / educacao.profissional@agenciagabc.com.br

 

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André