Representantes dos Conselhos Tutelares dos sete municípios da região se reuniram, na manhã desta quarta-feira (24), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para a I Formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares do Grande ABC.
A iniciativa do Consórcio, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Criança Prioridade I, apresentou as temáticas a serem desenvolvidas no decorrer do curso de formação, composto por cinco seminários. O primeiro deles, “Atribuições dos conselheiros tutelares”, acontecerá no dia 16 de março, ministrado por Diego Vale Medeiros, Defensor Público e Coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Os outros quatro temas a serem tratados nos seminários – “História da infância e marco legal”, “Educação”, “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Ética na ação conselheira” – acontecerão a cada 15 dias subsequentes.
A aula inaugural possibilitou o compartilhamento de ideias e conhecimentos entre os representantes de cada cidade, com o objetivo de amadurecer as ações da região e promover a integração entre as administrações, com liderança do Consórcio, na busca pela solução dos problemas sociais. “Nós demos muito mais que um primeiro passo e a ação de hoje reflete isso. A ideia é usar o Consórcio para fortalecer a ação dos Conselhos Tutelares em um trabalho regional”, comentou o Diretor de Programas e Projetos da entidade, Hamilton Lacerda.
A reunião estabeleceu 15 de abril como nova data para a definição da segunda edição da formação regional, inicialmente programada para o segundo semestre de 2016.
Programa Casa Abrigo Regional
Criado pelo Consórcio em 2003, o Programa Casa Abrigo Regional foi destacado no primeiro encontro da formação. O programa busca proteger e promover a reintegração à vida social e econômica, bem como proporcionar serviços de atendimento educacional e biopsicossocial (que leva em conta fatores biológicos, psicológicos e sociais) às mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores de 18 anos.
No ano passado, a Casa Abrigo foi homenageada com a Medalha Ruth Cardoso, ao ser escolhida entre 140 indicações feitas ao Conselho Estadual da Condição Feminina, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e organizador do evento. A medalha reconhece o trabalho de entidades e personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher.
Serviço:
I Formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares do Grande ABC
Seminário: “Atribuições dos conselheiros tutelares”
Dia 16 de março, às 08h30
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André
Grande ABC