Consórcio e DAEE definem prioridades para limpeza de piscinões

Obras - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016


Consórcio e DAEE definem prioridades para limpeza de piscinões

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) se comprometeu a realizar obras de manutenção em oito piscinões da região do ABC, com nova avaliação da situação dentro de um mês. O compromisso foi estabelecido durante encontro entre o superintendente do órgão, Ricardo Borsari, e o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. Também estiveram presentes o vice-presidente da entidade e prefeito de Diadema, Lauro Michels, além de representantes das prefeituras de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

As intervenções incluem corte de mato, limpeza e desassoreamento, nos piscinões Casagrande (Diadema); Paço Municipal e Petrobrás Capuava (Mauá); Faculdade de Medicina (Santo André); Chrysler, Canarinho e Mercedes Paulicéia (São Bernardo do Campo) e São Caetano (São Caetano do Sul). O trabalho contará com acompanhamento das prefeituras e, em 30 dias, nova agenda com o DAEE reunirá técnicos do Consórcio e das administrações municipais para avaliação do andamento dos trabalhos.

Durante a reunião, realizada na sede do órgão, no Centro de São Paulo, o Consórcio apresentou relatório técnico atualizado sobre a situação dos piscinões do ABC para o estabelecimento das prioridades. “É um assunto sobre o qual vamos continuar nos debruçando, inclusive propondo a construção de novos piscinões nas cidades”, declarou o prefeito Luiz Marinho.

O Consórcio e o DAEE também pedirão que a Secretaria Estadual de Segurança Pública intensifique o patrulhamento junto aos piscinões, especialmente a unidade Taboão, na divisa entre São Bernardo do Campo e Diadema. As prefeituras, por sua vez, se comprometeram a acionar as Guardas Civis Municipais sempre que necessário para evitar irregularidades. 

Histórico

A limpeza dos piscinões e o desassoreamento dos córregos do ABC vêm sendo reivindicadas de forma recorrente pelo Consórcio, e foram alvo de cobranças junto ao governo estadual. Apesar de o DAEE, órgão ligado à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, ter se comprometido a limpar os 19 piscinões da região, até o início de fevereiro, os trabalhos deste ano haviam sido iniciados apenas no piscinão do Jardim Capuava (Reservatório Rt3 Petrobras Capuava), em Mauá.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André