O super-herói Mister Mão, personagem da Campanha Travessia Segura, acompanhou na manhã desta terça-feira (21), as crianças da EMEB Paschoal Carlos Magno, em São Bernardo do Campo e do Colégio Iemano, em Diadema, para orientar e distribuir material educativo sobre como atravessar as ruas de maneira segura. As ações aconteceram também nos municípios de Santo André e Mauá.
Organizada pelo Grupo de Trabalho Mobilidade (GT) do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com o GT Educação, a Campanha Travessia pretende incentivar a mudança de comportamento da população nas ruas, ao educar motoristas e pedestres, difundindo o gesto para o pedestre de estender o braço para sinalizar ao motorista sua intenção nas travessias sem semáforo. Quando houver semáforo, o pedestre deve aguardar o sinal verde para atravessar.
O Mister Mão interagiu com as crianças, entre 11h e 14h, nos horários de saída e entrada das aulas. “Quem aqui sabe como se faz para atravessar as ruas com segurança?”, animava o super-herói durante a manhã fria.
“Além da escola, que conta com circulação de quase 600 crianças por dia, aproveitamos também a avenida principal (Avenida Taboão), aqui ao lado, para entrega do material aos motoristas”, explica o Supervisor da ação em São Bernardo do Campo, Diego Cristianini. A expectativa era distribuir cerca de três mil luvas e informativos da campanha durante a atividade.
Em Diadema, a ação nesta manhã enfrentou chuva fraca, o que não desanimou o super-herói e seus auxiliares. “A gente percebeu que o número de material distribuído e a abordagem da ação com o público em porta de escola têm sido positivos. Em média temos dois mil informativos a serem entregues por dia”, afirmou Américo Correia, Supervisor da ação no município.
A segunda fase da Campanha Travessia Segura acontece até a próxima quinta-feira (23), totalizando 54 ações nas sete cidades da região. O programa prioriza o pedestre por ser o ente mais vulnerável no sistema de mobilidade e conscientiza o motorista de suas responsabilidades.
Grande ABC