Campanha regional de combate ao mosquito da dengue prossegue nas ruas e redes sociais

Saúde - Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015


Campanha regional de combate ao mosquito da dengue prossegue nas ruas e redes sociais

A mobilização da população do ABC no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus entra em nova fase, com a continuidade da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, agora com conscientização através das redes sociais e transformação de grafites de artistas das sete cidades em outddoors e busdoors. Um vídeo mostrando como foi a produção dos artistas em cada município já está na fan page do consórcio www.facebook.com/consorcioabc.Posts com orientações para os cidadãos também serão publicados diariamente.

A campanha, lançada oficialmente na última assembleia mensal de prefeitos, no dia 14, teve sua primeira ação já no dia seguinte (15), com a produção de grafites em outdoors por sete artistas da região. O objetivo é chamar a atenção para a importância do combate ao mosquito e divulgação do slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

A campanha publicitária envolverá também busdoors e já está na mídia impressa. Além das atividades que serão realizadas em cada município, a partir de janeiro estão previstas ações regionais de rua nas áreas de divisas das cidades para combate aos criadouros do mosquito. Haverá ainda treinamento de equipes para visitas a residências e empresas, com prioridade para locais como borracharias, transportadoras, cemitérios e prédios abandonados.

O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio fará o monitoramento semanal dos casos na região, com a divulgação de um boletim regional. Além disso, está prevista a realização, em janeiro, de um fórum com representantes da sociedade civil para ampliar a mobilização. Ao mesmo tempo, um plano de contingência, com participação das unidades de Saúde como hospitais, UPAs e UBS para enfrentamento da demanda está sendo proposto pelo GT. A campanha prosseguirá até julho de 2016, quando se encerra o período crítico de registro de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André