Prefeitos do ABC pedem apoio por fortalecimento de empresas da região

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015


Prefeitos do ABC pedem apoio por fortalecimento de empresas da região

Os prefeitos do Grande ABC assinaram na segunda-feira (14), documentos que reforçam o pedido por apoio às empresas da região com o objetivo de manter o emprego e a geração de receita aos municípios e seus moradores. As solicitações têm como destinatários a Caixa Econômica Federal, pela facilitação dos procedimentos de liberação de crédito para financiamento, e a Ministérios e Secretarias do Governo Federal, em busca do entendimento dos gestores públicos sobre a importância de medidas da União para as cadeias automotiva e química no ABC Paulista.

Os ofícios assinados pelos chefes dos executivos, durante Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, subscritos também pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, manifestam preocupação dos representantes políticos e das forças produtivas da região e indicam ações que podem contribuir para a retomada da atividade econômica no Grande ABC.

Em um dos documentos, as entidades regionais reforçam a necessidade da decisão do Governo Federal em relação à implementação do Programa de Renovação da Frota Automotiva Brasileira. Elaborado por diferentes entidades, entre as quais o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o programa prevê que deixem de circular caminhões com mais de 30 anos de uso, em período de 10 anos. O objetivo é reciclar aproximadamente 30 mil veículos por ano, utilizando, como incentivo, a negociação do caminhão antigo para aquisição de um novo ou seminovo.

Este ofício se destina ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); à Casa Civil; ao Ministério da Previdência e do Trabalho; à Secretaria de Governo da Presidência da República; e ao Ministério de Meio Ambiente.

Ainda em apoio à cadeia automotiva, os prefeitos da região, por meio do Consórcio Intermunicipal e com o apoio da Agência GABC, solicitam à Caixa Econômica Federal a desburocratização de procedimentos relacionados à liberação de crédito, especialmente para às empresas de micro e pequeno porte. De acordo com o documento, em um momento que exige agilidade na análise e encaminhamento dos pedidos de crédito trazidos à Superintendência Regional da instituição, os solicitantes “não conseguem superar as barreiras burocráticas que se opõem aos trâmites dos pedidos”, acarretando, entre outros pontos, a “desistência e cancelamento de negócios oportunos e viáveis”.

Em relação ao setor químico, será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), manifestação de apoio à Vitopel do Brasil LTDA, empresa industrial que atua na região. A Vitopel apresentou recentemente ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC e à Agência GABC preocupação em relação à alteração do Projeto Produtivo Básico (PPB) do Filme de BOPP (polipropileno biorientado), relativo à Consulta Pública nº 39, de 14 de setembro de 2015.

Essa consulta, a qual a Vitopel se opõe, pretende garantir a dispensa da obrigação de adquirir 50% da resina de polipropileno no mercado nacional. As entidades regionais apoiam o pedido de audiência pública feito pela Vitopel do Brasil para que os interessados na questão discutam o pleito sob análise do MDIC. A alteração sugerida poderá, entre outros pontos, acarretar a perda de competitividade da indústria nacional e a consequente perda de empregos e receita para a região.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André