ABC projeta ecossistema de inovação seguindo modelo de Florianópolis

Educação - Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015


ABC projeta ecossistema de inovação seguindo modelo de Florianópolis

Para impulsionar o crescimento regional a partir da modernização de estruturas produtivas, o ABC busca experiências exitosas em todo o país. Nesta quinta-feira (12), comitiva formada por membros do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal e pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC conheceu o ecossistema de inovação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, da Incubadora Celta e do Sapiens Parque, localizados em Florianópolis, em Santa Catarina.

Os métodos de implantação e gestão de ambientes de inovação na capital catarinense serão utilizados como modelos inspiracionais para o grupo, que debate, no ABC Paulista, a viabilização de parques tecnológicos que explorem as vocações da região e respeitem a legislação vigente.

“Temos no Grande ABC 56% do território em áreas de proteção ambiental. Nossa preocupação é fugir do modelo tradicional e buscar alternativas para o desenvolvimento econômico. Florianópolis tem essa experiência”, explicou o coordenador do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Rio Grande da Serra, Gilvan Mendonça.

A agenda de visitas teve início pela manhã, com encontro entre a comitiva e profissionais da Fundação CERTI, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina. O ecossistema de inovação de Florianópolis foi apresentado aos gestores do ABC. O grupo visitou os laboratórios da CERTI e seguiu para a incubadora de empresas Celta, onde conheceu projetos incubados e casos bem sucedidos.

“A palavra que define nossa visita é parceria”, declarou o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco. “Buscamos informações e projetamos, com o apoio da Fundação CERTI, a possibilidade de transferência do know howde estruturação do modelo de implantação, gestão e relacionamentos de Florianópolis. Trabalhamos para formatar no Grande ABC um ecossistema de inovação para a indústria, o comércio e serviços, valorizando, principalmente, nosso capital humano”, afirmou Rocco.

No período da tarde, a comitiva do ABC Paulista visitou o Sapiens Parque, um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados.

O empreendimento foi idealizado pela CERTI, com apoio do Governo Estadual de Santa Catarina. O Sapiens Parque faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico regional que envolve projetos como a incubadora CELTA, entre outras iniciativas do sistema local de inovação.

Também presente na comitiva, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, reforçou que a estrutura já instalada em Florianópolis será importante modelo no processo de implantação do Parque Tecnológico de Santo André.

“Queremos para o Grande ABC o que há de mais avançado em termos de inovação. Certamente a experiência que conhecemos hoje se enquadra nisso”, afirmou

O grupo contou, ainda, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Paulo Silotti, que apontou, entre os aspectos que considerou destaque no sistema de inovação catarinense, o envolvimento de jovens no Sapiens Parque, referência que também pode ser utilizada regionalmente pelo ABC.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André