Encontro Nacional de Cidades Educadoras segue até amanhã no ABC

Educação - Terça-feira, 03 de Novembro de 2015


Encontro Nacional de Cidades Educadoras segue até amanhã no ABC

Prossegue até amanhã (4) na região, o Encontro Nacional de Cidades Educadoras, que reúne representantes dos 14 municípios brasileiros integrantes da Associação Internacional de Cidades Educadoras, organização fundada na Espanha na década de 1990 que reúne hoje mais de 470 cidades de 37 países. O evento, aberto na manhã desta terça-feira (3), no Teatro Municipal de Santo André, que é uma das Cidades Educadoras do ABC, ao lado de São Bernardo do Campo e Mauá.

A cerimônia de abertura do encontro, que visa promover a troca de experiências entre os municípios, contou com a presença do prefeito anfitrião, Carlos Grana, e do prefeito de Mauá, Donisete Braga. O prefeito de Mauá ressaltou que a educação não se limita às matérias lecionadas em sala de aula, mas deve chegar também aos conceitos de respeito e civilidade entre os cidadãos. Donisete Braga frisou o exemplo da Campanha Travessia Segura, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que pretende reduzir a violência no trânsito da região.

“Se hoje os carros param assim que o pedestre pisa na faixa, em cidades como Curitiba, é porque houve um processo de educação da população quanto à relação entre pedestres e motoristas. Esse processo não ocorre da noite para o dia: é preciso persistir para conquistar grandes mudanças”, disse Donisete Braga. O tema “Campanha Travessia Segura - Respeito e prioridade à travessia de pedestre”, será apresentado no evento amanhã (4), pelo secretário executivo da entidade regional, Luis Paulo Bresciani, que dará detalhes do desenvolvimento das ações e resultados esperados.

Nesta terça-feira, o Consórcio Intermunicipal também participou de duas mesas de debates, com os temas ‘’A Experiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no desenvolvimento de políticas públicas’’, pela técnica de Programas e Projetos, Sandra Malvese, e ‘’Experiência do Programa Casa Abrigo Regional’’, pela presidenta do premiado projeto, Tereza Martins Godinho.

REPÚDIO AO FECHAMENTO DE ESCOLAS ESTADUAIS

O Encontro Nacional de Cidades Educadoras foi marcado também pela manifestação de alunos da Escola Estadual Professor José Augusto de Azevedo Antunes. Os estudantes propuseram uma moção, que foi aprovada pelos participantes do evento, contra o fechamento de unidades de educação anunciado recentemente pelo governo estadual. Eles ressaltaram que a instituição é a escola estadual mais antiga do ABC e já formou várias gerações na região.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC