O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participará do Encontro Nacional de Cidades Educadoras, que acontecerá no Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/n – Paço Municipal), nos dias 3 e 4 de novembro. Com o tema ‘’ Sustentabilidade, Inclusão Social e Diversidade em Territórios Educativos’’, o encontro terá apresentações culturais, debates, mesas de discussão e visitas técnicas a equipamentos. O evento reunirá representantes das 14 cidades educadoras brasileiras associadas, entre elas, Santo André e São Bernardo, para compartilhar experiências no desenvolvimento de políticas que incentivem a cidadania e impulsionem a qualidade de vida dos cidadãos.
O prefeito de Santo André e anfitrião do encontro, Carlos Grana, prestigiará a abertura do evento que também contará com a presença do Diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda. O encontro contará também com a participação de especialistas, técnicos municipais e agentes locais para que conheçam práticas implantadas em outras cidades com potencial de multiplicação e cooperação.
O Consórcio terá apresentações em três mesas de discussão que abordarão ‘’A Experiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no desenvolvimento de políticas públicas’’, ‘’Campanha Travessia Segura - Respeito e prioridade à travessia de pedestre’’ e ‘’Experiência do Programa Casa Abrigo Regional’’.
O primeiro dia (3) contará com a presença de prefeitos, secretários e outras autoridades. Ainda pela manhã será realizada apresentação cultural e, em seguida, acontecerá palestra de abertura com participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
No segundo dia (4), serão realizadas visitas técnicas monitoradas a locais que são fontes de educação dentro do município andreense. Entre os principais pontos do roteiro estão: visita à Estação de Tratamento de Água e Esgoto, ao Aterro Sanitário, Parque do Pedroso, Usina de Papel, Parque Escola – Sala de Memórias, Escola da Saúde e outros. Também haverá exposição de trabalhos nos eixos temáticos: ‘’Qualidade de vida e inclusão’’, ‘’Cidade e mobilidade humana’’ e ‘’Cidade – soluções duradouras’’.
A proposta de Cidades Educadoras surgiu na década de 1990, em Barcelona, por meio de um movimento que contava inicialmente com a adesão de 60 municípios. Hoje com mais de 470 cidades espalhadas em 37 países, a Associação Internacional de Cidades Educadoras continua incentivando a participação e permitindo a associação de novas cidades para, assim, compartilhar e expandir os princípios da Carta das Cidades Educadoras formulada durante o I Congresso Internacional das Cidades Educadoras.
Em 2016, o tema ‘’Os territórios da convivência nas cidades’’ concentrará as discussões do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado em junho do próximo ano, na cidade argentina de Rosário, tendo como ponto de partida a construção de cidades que valorizem a integração social e que respeitem a diversidade.
Grande ABC