Pesquisadores, empresários e acadêmicos da região se reuniram na última sexta-feira (23) para a entrega do 2º Prêmio UFABC de Inovação, no campus Santo André. Idealizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, a premiação reconhece e divulga esforços inovadores da região, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa.
Na Categoria Empresa – Inovação Tecnológica, o projeto vencedor foi “Agente de ativação de poços de petróleo e gás por efeito de remoção de depósitos orgânicos”, dos autores Mauricio Moreira e Roberta Paola Manzini, ambos da Braskem, além de Dora Coe de Oliveira e Wendel Rodrigues Cezário, ambos da Petrobras. O segundo lugar foi para Rogério Pietro Mazzantini e Alexandre Gomes Umeda, da empresa RPM com o projeto “Uso de algas filamentosas, processo de obtenção de celulose, celulose e papel”. O terceiro lugar ficou com José Niudo de Freitas e Clayton Noronha de Freitas, da Recibras, com o projeto “Desenvolvimento de Elementos Construtivos em soloplástico”.
Na Categoria Universidade e Instituto de Pesquisa – Solução Tecnológica, Érica Gislaine Aparecida de Miranda e Iseli Lourenço Nantes ocuparam o primeiro lugar, com o projeto “Método fotoquímico verde para a síntese de peróxido de hidrogênio e nanopartículas metálicas”. Vanessa da Silva Antonin, Mauro Coelho dos Santos, Sergi Garcia-Segura e Enric Brillas Coso ficaram em segundo lugar com o projeto “Planta piloto para aplicação na degradação de poluentes orgânicos”. Já o terceiro lugar foi ocupado por Erika Tiemi Sato e Herculano da Silva Martinho, com o projeto “Modelo Computacional para Tecidos”.
Além da premiação, houve uma homenagem ao professor Dr. Fernando Galembeck , do Instituto de Química da UNICAMP, como pesquisador “Referência em Inovação 2015”.
Grande ABC