Prefeitos do ABC cobram planejamento e investimento para o setor petroquímico em Brasília

Obras - Terça-feira, 29 de Setembro de 2015


Prefeitos do ABC cobram planejamento e investimento para o setor petroquímico em Brasília

Prefeitos da região foram recebidos nesta terça-feira (29) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para discutir o momento enfrentado pela indústria química brasileira. O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o prefeito de Santo André, Carlos Grana e o prefeito de Mauá e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Donisete Braga, representaram a região no encontro, entregando um manifesto em defesa das empresas do setor.

Após o encontro, Gabriel Maranhão lembrou que a cadeia do Pólo Petroquímico precisa de incentivo e planejamento para recuperar o vigor. O presidente da entidade regional citou ainda da importância dessa indústria para a região. “O ministro prometeu debater e dar destaque ao nosso manifesto. Temos que reforçar junto à Petrobras a importância da definição dos preços de nafta, por exemplo, para dar segurança às empresas. O ABC já perdeu mais de duas mil vagas de trabalho nesse setor, que é tão importante para a nossa economia”, disse.

O encontro dessa terça-feira fez parte de uma articulação maior, que envolve a Frente Parlamentar da Química em São Paulo, criada no último dia 18. Além da grande cadeia produtiva química e do Pólo Petroquímico de Capuava, o setor é estratégico para o ABC por causa do abastecimento da região metropolitana de São Paulo, que é o maior mercado consumidor da América do Sul.

Também participaram da reunião com o Ministro, o Diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio, Carlos Eduardo da Silva, o Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento, Giovanni Rocco, e o deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC