Com mais de 2,7 milhões de habitantes (IBGE 2015) e localizada próximo à Capital paulista, a região do ABC registra frota de circulação diária superior a dois milhões de veículos. Um volume expressivo que amplia os desafios da Mobilidade Urbana e a necessidade de planejamento eficiente por parte do poder público. Nesse contexto, temas como o impacto do transporte coletivo na qualidade de vida dos cidadãos, sistema tarifário integrado e meios alternativos como ciclovias e ciclofaixas serão debatidos nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, durante o “13º Seminário de Políticas Públicas Integradas: Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida”, que acontecerá nas instalações da UFABC em São Bernardo do Campo (Rua Arcturus, 03, Jardim Antares).
O evento é uma realização da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e a Universidade Federal do ABC, com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Durante o seminário serão discutidas as políticas públicas integradas de mobilidade urbana em regiões metropolitanas, além de propostas e experiências inovadoras na área contemplando os seguintes eixos temáticos: Obras decorrentes do Plano de Mobilidade Urbana, Sistema Tarifário Integrado, Governança Metropolitana, Meios Alternativos de Transporte, Qualidade do Transporte Coletivo e Qualidade de Vida e Mobilidade Urbana. Haverá, ainda, a apresentação de artigos e projetos de estudantes, pesquisadores e técnicos.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, irá apresentar o Plano Regional de Mobilidade Urbana, pacote de propostas elaborado pelo Consórcio a partir de 2012, que deu origem às intervenções anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2013, incluídas no PAC Mobilidade no valor de R$ 2,1 bilhão, sendo aproximadamente R$ 1 bilhão em uma primeira etapa já iniciada.
O evento fortalece também as ações realizadas na região voltadas para o tema de mobilidade urbana como a retomada, pelo Consórcio, da Campanha Travessia Segura de conscientização de motoristas e pedestres sobre o uso e respeito às faixas de travessia.
Veja abaixo a programação do evento:
14h às 17h - Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida - Mesas Temáticas
17h às 18h - Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida - Palestra Prof. Orlando Strambi (POLI / USP)
18h às 19h – Intervalo
19h às 22h30 - Mesa de Debates:
Desafios do Planejamento e Gestão do Transporte Metropolitano (moderadora: Profª Dra. Silvana Zioni, UFABC)
Plano Regional de Mobilidade Urbana – Andrea Brisida (Coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC)
Debatedores - Prof. Dr. Luiz Roberto Alves (Metodista) e Prof. Drª. Isabel Cristina dos Santos
Grande ABC