Turismo Industrial do ABC estuda projetos de cooperação com cidades portuguesas

Educação - Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015


Turismo Industrial do ABC estuda projetos de cooperação com cidades portuguesas

Uma Missão de Portugal deve visitar o ABC no começo de 2016, para conhecer o projeto de Turismo Industrial da região, que já recebeu 1.800 turistas de todo o país e até do exterior em dois anos de funcionamento. A ideia é trocar experiências e estudar a implementação de parcerias. No início deste mês, representantes do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC estiveram no país, que é referência nesse tipo de atividade, para conhecer de perto o trabalho realizado nas cidades de Marinha Grande e São João da Madeira.

O coordenador do GT Turismo, Fernando Bonísio, destaca que a atividade, hoje restrita a São Bernardo do Campo, deve ser replicada nas outras seis cidades da região. “O número de empresas interessadas em mostrar seus processos industriais e produtos para estudantes e demais turistas é crescente. Comprovamos que existe demanda e benefícios para a região, porque esse turista também injeta renda na economia local. Por isso vamos levar o Turismo Industrial para as cidades vizinhas, e não com eventos pontuais, mas com um calendário de atrações”.

Fernando Bonísio ressalta ainda que, em época de restrições orçamentárias, o Turismo Industrial é um investimento que traz retorno às cidades sem ser custoso. “Não tem custo, porque as próprias empresas se organizam para receber as turmas. Na nossa região, o Turismo Industrial serve de chamariz para o turismo tradicional: após conhecer as empresas, as pessoas podem encontrar boas opções de cultura, lazer e gastronomia no ABC”, disse.

As 10 empresas participantes do programa já têm visitas confirmadas pelos próximos dez meses, mas, segundo o coordenador do GT Turismo, há muito espaço para crescer. Ele lembra que, enquanto a região recebeu quase duas mil pessoas para Turismo Industrial desde 2013, apenas as empresas portuguesas de São João da Madeira contabilizam 70 mil visitantes nos últimos três anos.

Projeto regional

O projeto regional de Turismo Industrial pretende revelar o potencial turístico diferenciado do ABC e firmar a região como destino para turistas que se interessam pela história da industrialização do País, explorando não só o polo da indústria automotiva, mas diversos parques fabris, como os do setor químico, cosmético e de alimentação, entre outros. A Rota do Turismo Industrial inclui visitas pelo interior das fábricas, mostrando de perto as linhas de montagem e tecnologias empregadas nas empresas. Já consolidado em São Bernardo do Campo, o projeto terá a próxima temporada de visitação entre os dias 13 e 16 de outubro.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC