O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou na manhã de ontem, dia 26, à lideranças empresariais, de trabalhadores e do Poder Público, que defende a criação de um bureau de engenharia nacional. A declaração foi feita pelo executivo durante painel de debate sobre o Inovar-Auto na Plastech Brasil 2015, em resposta à indagação do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, sobre o processo de desenvolvimento deste projeto, discutido e desenhado no ABC Paulista.
De acordo com Moan, o avanço do projeto pelo Senado depende de “união verdadeira” entre os três grandes polos de ferramentaria do país. “Os principais estão aqui (em Caxias do Sul), em Joinville e no ABC. Em prol das ferramentarias, eu defendo um bureau de engenharia nacional”, afirmou o executivo.
“Moan disse considerar importante a ampliação dessa iniciativa para cadeias localizadas em Caxias do Sul e Joinville, além do Grande ABC. Com isso, garante apoio ao projeto que nasceu no ABC, com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, das prefeituras de São Bernardo e Diadema, das universidades e de empresários do APL Ferramentaria. O valor que as montadoras destinarem ao bureau de engenharia poderão ser utilizados como comprovação para investimentos em P&D, em cumprimento à legislação do Inovar-Auto e à Portaria 318 assinada pelo Governo Federal em 2014”, explicou Rocco.
O objetivo do bureau de engenharia é garantir mais competitividade ao setor de ferramental no país, aumentando a qualidade e a rapidez e reduzir custos de simulação e projetos para a indústria.
Os membros do APL Ferramentaria do ABC Carlos Manoel de Carvalho, Paulo Sérgio Furlan Braga e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Roberto Nogueira da Silva (Bigodinho), também fizeram parte do painel Inovar-Auto para debater condições para o aumento de competitividade no setor automotivo, com a finalidade de produzir veículos mais econômicos e seguros pelo novo regime automotivo brasileiro. Questões como investimentos na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores também foram abordadas no debate.
Durante sua participação no painel, Bigodinho destacou as chamadas “ações pró-ativas” desenvolvidas por trabalhadores, empresários, integrantes do APL, Agência de Desenvolvimento Econômico e do governo com o intuito de efetivar a aplicação do programa Inovar-Auto, que estimula a nacionalização de conteúdo pela cadeia automotiva.
“Temos que decidir se queremos ser fabricantes de conteúdo próprio ou apenas montadores. E temos que nos unir não só quando estamos em crise. Precisamos achar alternativas”, disse o sindicalista.
Para o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a onda de pessimismo que atinge o país é um crime. ‘’Cometemos este crime de entrar nessa onda de pessimismo e conseguimos deixar o consumidor com medo. O trabalhador fica com medo de perder o emprego e não gasta. E quando o consumidor não gasta, a economia não gira. E quando a economia não gira, o trabalhador perde o emprego. O momento é difícil, sim. Mas é um momento’’, disse.
Grande ABC na Plastech Brasil 2015:
Durante a Feira do Plástico, da Borracha, dos Compósitos e da Reciclagem – Plastech Brasil 2015, que acontece até o dia 28 de agosto, em Caxias do Sul, o ABC Paulista apresenta seu potencial produtivo e as experiências regionais aos demais expositores e visitantes do evento.
Indústrias do ABC apresentam seus portfólios de produtos aos cerca de 30 mil visitantes esperados na feira. As empresas, integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Ferramentaria e do Plástico da região, são expositoras no stand da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC durante o evento.
Sobre a Plastech Brasil 2015:
A Plastech Brasil é uma importante feira da cadeia do setor plástico de transformação organizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) a cada dois anos. Neste ano, o evento chega a sua quinta edição com a participação de expositores do setor de plástico, borrachas, reciclagem e compósitos, em diversos segmentos, desde matérias-primas e produtos básicos até serviços e projetos técnicos. A programação completa da Plastech Brasil 2015, bem como informações sobre credenciamento, estão disponíveis no site da feira -www.plastechbrasil.com.br.
(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)
Foto: Gabriel Lain
Grande ABC