Estudo vai mapear pontos críticos de enchentes e propor soluções regionais

Administração - Segunda-feira, 06 de Julho de 2015


Estudo vai mapear pontos críticos de enchentes e propor soluções regionais

Estudo contratado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai mapear as áreas de enchentes, inundações e alagamentos das sete cidades, hierarquizando as intervenções mais importantes e propondo tecnologias  eficientes e ações integradas para a solução do problema. O cronograma e plano de trabalho do estudo estratégico foi apresentado hoje (6) durante a assembleia mensal de prefeitos, na sede da entidade. O investimento do Consórcio para a elaboração do Plano Regional de Macro e Microdrenagem será de R$ 1,2 milhão, com conclusão dentro de oito meses. O plano é uma das ações prioritárias apontadas no Programa Drenagem Urbana do PPA Regional Participativo.

“São 850 Km² e 2,7 milhões de habitantes no Grande ABC. Não podemos fazer um projeto de drenagem individual em cada município, porque chove em São Bernardo do Campo e essa água vai parar em São Caetano do Sul. Nosso desejo com esse Plano é integrar todas as cidades em um projeto único, e saber qual é a metodologia mais eficiente e com menor custo, para, então, buscar recursos com os governos federal, estadual ou mesmo agentes financeiros internacionais, para sanarmos o problema”, disse o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

A empresa KF2 Engenharia foi contratada para o diagnóstico. Segundo o coordenador do projeto, Fausto Batista, serão apresentados desde os pontos críticos de enchentes até os detalhes de microdrenagem, como a situação das bocas de lobo nas principais vias das cidades. “A ideia é ajudar os prefeitos na tomada de decisões”, disse. O estudo vai resultar também em um Banco de Dados de Drenagem do Grande ABC, consolidando as diversas informações existentes (estaduais e municipais).

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC