Os municípios conseguiram atravessar o período em que tradicionalmente há maior número de ocorrências causadas por fenômenos naturais sem registrar vítimas fatais, mesmo com maior volume de chuva entre dezembro/2014 e abril/2015, em relação ao mesmo período do ano anterior. A constatação faz parte do balanço da Operação Verão, como parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), realizado pelo Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e apresentado aos prefeitos durante a Assembleia mensal desta segunda-feira (4).
O coordenador do GT Defesa Civil, Luiz Bongiovanni, apontou a predominância regional de quedas de árvores como as principais ocorrências acompanhadas pelas equipes de Defesa Civil municipais. O número de queda de árvores em 2015 foi superior em comparação ao ano passado. ‘’A região sofreu com rajadas de vento de até 100 km/h em algumas regiões, o que acabou contribuindo para a queda de muitas árvores’’.
Luiz Bongiovanni citou as ações de prevenção de riscos iniciadas pelo Consórcio para a redução das ocorrências. ‘’O Consórcio tem um papel consolidado na prevenção de tragédias, como o Plano de Apoio Mútuo Regional que permite ações conjuntas entre as equipes de Defesa Civil do ABC para a contenção de prejuízos e as remoções emergenciais preventivas de famílias em áreas de altíssimo risco’’.
Planos Regionais
Ainda durante a Assembleia desta segunda-feira, os prefeitos anunciaram a contratação do Plano Regional de Resíduos Sólidos, que faz parte do Plano Plurianual Regional 2014-2017. O edital de licitação para o Plano Regional de Drenagem deverá ser publicado nesta semana.
Grande ABC