Abertura oficial do III EMDS reúne lideranças políticas em Brasília

Administração - Quarta-feira, 08 de Abril de 2015


Abertura oficial do III EMDS reúne lideranças políticas em Brasília

Com a presença de oito ministros de Estado, prefeitos de todo o País e lideranças políticas e empresariais, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (7) a terceira edição do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. O evento já conta com mais de 8 mil participantes inscritos para as atividades e encontros que se iniciaram pela manhã e prosseguem até esta quinta-feira (9). O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o vice-presidente da entidade e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, participaram da abertura no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, representou o governo federal e a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, também esteve presente.

Marinho que é também secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos, responsável pela realização, foi o moderador da mesa que discutiu, na tarde de hoje (8), “A Articulação União-Estados-Municípios para o Enfrentamento dos Impactos Locais da Crise Industrial”. O debate reuniu o Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Aod Cunha de Moraes, do Banco BTG Pactual, Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Luis Paulo Rosenberg, consultor da Rosenberg Associados e Roberto Gianetti da Fonseca, presidente da Kaduna Consultoria.

“Foi um debate importante, que analisou a competitividade no cenário atual e o papel dos municípios no combate à crise, pontuando o momento econômico”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio, Jefferson José da Conceição, que acompanhou as discussões. O principal ponto de controvérsia surgiu da defesa da guerra fiscal pelo consultor Luis Paulo Rosenberg, posição questionada pelo prefeito Luiz Marinho, contrário à forma como os incentivos oferecidos por cidades e estados para atrair empresas castigaram a região do ABC.

Nesta quinta-feira (9), às 10h45, o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão participará de mesa sobre “O Planejamento Metropolitano: os Planos Estaduais, os PPAs Regionais e o Estatuto da Metrópole”, compartilhando as experiências regionais com gestores de todo o País.

Expo Cidades

Durante o evento o Consórcio terá um espaço disponível na Expo Cidades, ocupando o estande 39 da feira. No espaço, haverá programação com discussões temáticas vinculadas às políticas públicas regionais, bem como a troca de experiências com os diversos atores envolvidos, demais entes federados, consórcios públicos, especialistas e gestores. Ações regionais prioritárias elencadas no Plano Plurianual Regional 2014 – 2017 com destaque para a Mobilidade, Gestão de Riscos, Programa Casa Abrigo Regional, Centro Regional de Formação da Guarda Civil, além de detalhamento do processo participativo popular adotado na elaboração do próprio PPA Regional, poderão ser esclarecidas por diretores e técnicos de Programas e Projetos do Consórcio. A feira acontece no Pavilhão das Águas, com funcionamento das 10h às 20h.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC