Prefeitos apresentam a Ministro Vinicius Lages pauta do Turismo regional como alternativa econômica

Administração - Segunda-feira, 30 de Março de 2015


Prefeitos apresentam a Ministro Vinicius Lages pauta do Turismo regional como alternativa econômica

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, foi recebido hoje (30), no Consórcio Intermunicipal, pelos prefeitos do ABC, que apresentaram as propostas regionais para o setor como alternativa de desenvolvimento econômico capaz de gerar emprego e renda. A agenda foi sugerida pelo presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, durante encontro ocorrido no semana passada no gabinete do ministro, em Brasília.

“O ABC tem potencial no turismo industrial, no turismo religioso, no turismo de negócios, e, sobretudo, no turismo de natureza. Fica perto do mercado emissor do país, na Grande São Paulo, e de aeroportos internacionais. Imagino que possamos trabalhar tudo isso na forma de produtos. Teremos então uma alternativa econômica muito importante para a região do ABC”, disse Vinicius Lages após o encontro.

Os prefeitos formalizaram a entrega das propostas de fomento ao Turismo regional, buscando estabelecer uma agenda de cooperação com o governo federal. Três pontos foram destacados: a necessidade de implementação de um Programa Regional de Sinalização Turística, com colocação de placas padronizadas indicando as rotas e atrações turísticas da região; a busca por apoio ao projeto de incentivo ao turismo industrial, sindical e de negócios, elaborado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço executivo do Consórcio para ações de desenvolvimento econômico e turismo; e as propostas voltadas ao turismo nas áreas de mananciais, incluindo a exploração turística das riquezas naturais e a organização de roteiro de promoção de eventos do projeto “Rota do Cambuci” nas sete cidades. As propostas contemplam também as ações prioritárias do Plano Plurianual Regional Participativo do Consórcio para o período 2014 – 2017.

“Nosso desejo é desenvolver essa política regional porque o ABC se apropria de todas essas riquezas e cada cidade tem uma peculiaridade. São Bernardo do Campo tem muito foco no turismo industrial/empresarial. A região que abrange Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e a Vila de Paranapiacaba (Santo André) tem um foco no turismo histórico com respaldo do ecoturismo. Temos também a rota do Cambuci, entre tantas outras. Portanto, convidamos o Ministério do Turismo, que já se colocou à disposição, para sermos parceiros, na esperança de viabilizar esses projetos”, disse o presidente do Consórcio, prefeito Gabriel Maranhão.

Para o ministro, a vocação industrial do ABC se configura em um dos grandes diferenciais. “Pode-se transformar essas instalações (industriais) em centros de visitação. As prefeituras da região estão dispostas a uma aproximação com o setor privado, que poderá abrir suas fábricas a visitas tecnocientíficas a alunos e até mesmo profissionais. É uma decisão acertada do Consórcio apostar no turismo industrial”, disse Vinicius Lages.

O ministro lembrou, ainda, a necessidade de preparação da região para esse novo cenário. “Transformar esses elementos do tecido urbano, industrial, hídrico e natural em produtos que possam ir para a prateleira vai exigir operadoras que saibam vender o potencial, sinalização turística especializada, treinamento de pessoas. Tudo isso faz parte de uma agenda de transformação do turismo na prioridade do governo para com o ABC”, afirmou.

Audiência pública

Também presente ao encontro, o deputado federal Alex Manente, que preside a Comissão de Turismo na Câmara Federal, propôs a realização de uma audiência pública da Comissão na sede do Consórcio, com a participação da Agência de Desenvolvimento. A proposta foi aprovada pelos prefeitos durante a reunião.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC