Consórcio e UFABC promovem reflexão sobre uso da Billings nesta quinta-feira (26)
Educação - Terça-feira, 24 de Março de 2015
Na semana em que a Represa Billings completa 90 anos, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Seminário Regional ‘’90 Anos da Billings: Os Desafios do Uso e Conservação da Represa Frente à Crise de Gestão das Águas em São Paulo’’. O evento, que acontece na próxima quinta-feira (26), às 9h, no auditório da UFABC de São Bernardo do Campo (Rua Arcturus, 03, Jardim Antares) visa contribuir para o debate sobre a recente polêmica envolvendo a utilização do reservatório diante de uma das maiores crises de gestão hídrica já vistas na Região Metropolitana. A análise dos impactos ecológicos do uso do manancial para os sistemas de abastecimento, as medidas defendidas pelo Consórcio e as anunciadas pelo governo do Estado também serão discutidas.
Criada originalmente para geração de energia, a Represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. A represa se constitui hoje num dos principais fornecedores de água para a população do ABC e comemora seus 90 anos no dia 27 de março diante da preocupante perspectiva de reforçar cada vez mais o abastecimento da capital paulista.
Entre os temas levantados no decorrer do seminário estarão: a preocupação com a qualidade da água do reservatório; os desafios do uso diversificado da Billings e a integração intersetorial no seu planejamento; o cenário atual da crise hídrica na região, além dos planos das administrações municipais de enfrentamento da crise de gestão. Este último tema será abordado pelo secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e membro do Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano, indicado pelo colegiado de prefeitos para representar a entidade regional nas reuniões do Comitê de Crise Hídrica criado pelo governo do Estado.
Ao término haverá apresentação da Carta pela Billings, documento do Consórcio Intermunicipal, elaborado a partir das discussões, com as propostas da região para reduzir os impactos gerados com a integração de bacias hídricas. A realização do seminário foi definida durante assembleia mensal de prefeitos.
Programação:
9h – Abertura
Prof. Dr. Dácio Roberto Matheus – Vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC)
Hamilton Lacerda – Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
9h30 – Painel de debates
“Qualidade da água da Represa Billings” – Profª. Marta Angela Marcondes – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
“Desafios do uso diversificado da Billings e a importância da integração intersetorial no seu planejamento” – Prof. Dr. Ricardo de Sousa Moretti – Universidade Federal do ABC (UFABC)
“Cenário da Crise Hídrica” - Edson Aparecido da Silva – Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental e membro do Coletivo de Luta pela Água
“Os municípios e o enfrentamento da crise de gestão das águas” – João Ricardo Guimarães Caetano – Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio e Secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo
Moderação: Hamilton Lacerda – Diretor de Programas e Projetos do Consórcio
11h – Apresentação da “Carta pela Billings” – Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Serviço
Seminário Regional “90 Anos da Billings: Os Desafios do Uso e Conservação da Represa Frente à Crise de Gestão das Águas em São Paulo’’
Dia 26 de março, quinta-feira, das 9h às 12h30
Local: Campus São Bernardo da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC)
Rua Arcturus, 03, Jardim Antares, São Bernardo do Campo
Atividades nos municípios
Os municípios também prepararam programação especial para lembrar tanto os 90 Anos da Billings como o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22. O Centro de Referência do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) promoverá, nesta quarta-feira (25), palestra sobre o tema “Qualidade das águas da Represa Billings para abastecimento humano”. O evento, gratuito, é voltado a gestores públicos, técnicos da área ambiental, professores, alunos e demais interessados. O objetivo é igualmente discutir a real qualidade das águas da represa e a viabilidade do plano estadual que pretende utilizar o reservatório para reforço no abastecimento da capital. A palestra acontecerá às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santo André (Av. Portugal, 233, Centro).
Em São Bernardo do Campo, o aniversário da represa também será comemorado com reflexão no “Seminário 90 Anos da Billings”, na quinta-feira (26), às 19h, no auditório da Faculdade Anhanguera, em evento destinado a universitários, ambientalistas, autoridades políticas e moradores da cidade. Na sexta-feira (28), das 9h às 13h, haverá festa de comemoração dos 90 anos no Parque Natural Municipal Estoril, incluindo exposição, oficina e atividades culturais. Já no sábado (29), a partir das 7h, será realizado o Passeio Ciclístico Riacho (Santa Cruz), com saída da Prainha do Riacho Grande e lazer para ciclistas de trajetos intensos (cerca de 35 km). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4126-5612/4126-5652.
Ribeirão Pires, por sua vez, fará dois eventos na sexta-feira (28), para comemorar o Dia Mundial da Água e os 90 anos da Billings. A sexta edição da Caminhada das Águas incentivará o esporte e a qualidade de vida, além de conscientizar sobre a importância da preservação da água no planeta. A caminhada terá início às 8h, com saída da Praça Central, na Rua Boa Vista, s/nº, ao lado da Vila do Doce. O destino será o Parque Milton Marinho de Moraes, localizado na Rua Major Cardim, 3.100. Também no camping do Parque Milton Marinho, das 13 h às 17h, será realizado o evento “Dia Mundial da Água – Quem conhece cuida”, parceria da Prefeitura com a Universidade Anhanguera de São Paulo. A atividade incentivará o plantio de sementes nas margens dos rios e contará ainda com exposições e jogos interativos.