Homens que trabalham no serviço público municipal das sete cidades poderão participar do Curso “Gênero e Masculinidades”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Até julho, durante 18 encontros semanais eles debaterão sobre a Ideologia e Reprodução do Machismo, a Violência Doméstica e de Gênero, e o Processo Socioeducativo para Homens, entre outros temas. A ideia é proporcionar aos participantes uma reflexão sobre os conceitos do enfrentamento à violência contra a mulher a fim que atuem como facilitadores, em grupos de homens, replicando o aprendizado no seu cotidiano para a desconstrução da cultura da violência. A aula inaugural da formação acontecerá na próxima quarta-feira (25), às 8h30, na sede do Consórcio.
A formação, idealizada pelo Grupo de Trabalho Gênero, terá ao todo 50 vagas destinadas aos servidores do sexo masculino dos sete municípios, com certificação ao final do curso. Os encontros contarão com apresentações teóricas, troca de experiências e dinâmicas de grupo, entre outras atividades. As aulas serão mediadas pelo psicólogo e sociólogo Flávio Urra, Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
O programa inclui ainda discussões sobre a Constituição do Patriarcado, a Construção Sócio-histórica da Masculinidade, os Grupos Reflexivos de Homens, o Serviço de Responsabilização e Educação de Agressores, além de outras temáticas. Inscrições e outras informações podem ser obtidas através do e-mail: gracely.marques@consorcioabc.sp.gov.br.
Aula inaugural
Com experiência em relações de gênero, masculinidades, mediação familiar, violência doméstica e saúde sexual, o Professor Doutor Adriano Beiras, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá conduzir a aula inaugural, aberta ao público.
Serviço
Aula inaugural do Curso “Gênero e Masculinidades’’
Dia 25, quarta-feira, das 8h30 às 12h
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André
Grande ABC