Consórcio deve discutir mobilidade em audiência pública

Administração - Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015


Consórcio deve discutir mobilidade em audiência pública

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC deve promover em março audiência pública para discutir o Plano de Mobilidade Regional no ABC e propostas como a integração de modais, operacional e tarifária, em benefício dos moradores da região. Para o encontro será convidado o Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni, além da população do ABC e sociedade civil organizada.

A realização foi debatida ontem (9), após a assembleia mensal de prefeitos, com o Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das Passagens de Ônibus no ABC. O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, recebeu representantes do Comitê para avaliar a possibilidade de uma audiência pública visando aprofundar as discussões.

Outro ponto levantado pela comissão foi o problema que vem afetando os moradores da região de Parque Andreense, localizada em área de mananciais em Santo André, onde o transporte é feito por ônibus da Empresa Metropolitana de Transporter Urbanos (EMTU), controlada pelo governo estadual, que teve passagem reajustada para R$ 5,50 seguindo os critérios de tarifa intermunicipal.

Moradores que se deslocam entre os municípios de Santo André, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo, acabam tendo que desembolsar até R$ 9 pelas tarifas de ônibus e trem, uma vez que não há integração nem uma linha que percorra as três cidades com pagamento de uma única passagem. Luis Paulo Bresciani reforçou a posição já repassada ao grupo pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana, que pedirá audiência entre o Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado e os prefeitos das três cidades para analisar a questão.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC