Fórum de Arquivos discute documentação como suporte à história e direito do cidadão

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 06 de Novembro de 2014


Fórum de Arquivos discute documentação como suporte à história e direito do cidadão

“O documento é um suporte da história e nós somos responsáveis pela conservação da memória de nosso presente. As informações que organizamos hoje poderão ser usadas para estudos, e até para a formulação de leis e projetos que venham a beneficiar as futuras gerações”, enfatizou o Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Izaías José de Santana, durante o “I Fórum de Arquivos Municipais do Grande ABC”. O evento foi realizado hoje (6), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, reunindo gestores públicos dos sete municípios ligados à área.

Izaías Santana lembrou que os servidores devem assumir o compromisso de modernizar a gestão de arquivos para converter os documentos em patrimônio cultural, acrescentando que “a preservação da memória é um direito do cidadão’’. Destacando a importância do Fórum, o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, previu avanços com o debate. “Essa iniciativa possibilita aos gestores e ao Consórcio discutir três questões críticas relacionadas à documentação: a memória, a transparência e a eficácia da gestão”, resumiu.

O encontro proporcionou a troca de experiências entre gestores de arquivos públicos do ABC a respeito da modernização dos mecanismos de gestão documental. O Fórum foi organizado pelo Grupo Temático de Arquivos do Consórcio, e permitiu a apresentação das demandas e sugestões dos gestores públicos dos municípios para adequação à Lei Federal 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação (LAI). À tarde, representantes de cada cidade fizeram um breve balanço situacional de seus respectivos arquivos municipais.

Após as apresentações dos trabalhos de cada Prefeitura, Marcelo Chaves, do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado, avaliou como “animador” o esforço dos gestores demonstrado no encontro. “Temos que transformar os arquivos, de depósitos de papel velho, em instrumento cultural”. Para Chaves, as prefeituras do ABC têm potencial inegável e o trabalho em conjunto com o Consórcio surpreende pelo apoio dado, não só na cessão do espaço, mas também no planejamento dos próximos passos.

O Diretor de Programas e Projetos, Hamilton Lacerda, lembrou que no planejamento do Plano Plurianual Regional Participativo (PPA), está prevista a implantação de um Centro de Controle de Operações concentrando em um único prédio equipamentos de grande apelo regional. Deverão estar no espaço um Centro de Controle de Tráfego, um Centro de Controle de Riscos, e possivelmente um Data Center Regional. Para o diretor “existe uma série de oportunidades que estão à mesa e os gestores precisam se organizar”.

Finalizando o evento, a coordenadora do GT Arquivos, Simone Bello, lembrou que o tema voltará a ser pautado no 13º Congresso de História, que será realizado em 2015 em Ribeirão Pires. “Vimos aqui que arquivo toda cidade tem, mas nem todas têm arquivo público constituído. Esperamos que em 2015 possamos dar essa boa notícia”, concluiu.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André