O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na tarde de ontem (23), representantes da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) interessados em conhecer o processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Regional do Grande ABC, contratado pelo Consórcio. O estudo resultou no Plano de Investimentos em Mobilidade entregue ao governo federal, que resultou no anúncio de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões em obras e projetos para a região.
Apesar de características distintas entre a região do ABC e os municípios da Baixada Santista, as duas entidades possuem atuação regional, voltada de forma abrangente para diferentes temas de interesse público. O diretor executivo da Agem, Marcelo Bueno, o conselheiro Paulo Ferragi, do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), e consultores da entidade estiveram na sede do Consórcio. Foram recebidos pela coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade, Andrea Brisida, e pela Técnica de Programas e Projetos, Sandra Malvese.
O objetivo da reunião foi a troca de conhecimentos sobre o funcionamento do Consórcio e a autonomia para captação de recursos e desenvolvimento de projetos, a partir da transformação da entidade em consórcio público, em 2010.
A Agem é formada por nove municípios, com economia baseada no turismo, na zona portuária e no polo industrial petroquímico.A entidade desenvolveu recentemente o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Econômico (PMDE), que estabelece um plano de investimentos para a região, incluindo temas como mobilidade, desenvolvimento econômico e turismo, o que permite um diálogo com o Plano Plurianual Participativo do Grande ABC, aprovado em 2013. Os representantes da Baixada Santista sugeriram que as entidades estabeleçam um processo de cooperação em torno de políticas públicas, visando favorecer as duas regiões.
Grande ABC