O encontro entre os prefeitos do ABC e o Secretário de Estado da Saúde, David Uip, na manhã de hoje (26), em São Paulo, teve como resultado imediato o compromisso do governo estadual com a renovação do convênio de R$ 12 milhões para o custeio do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, manifestou a preocupação com o atendimento das demandas prioritárias da Saúde Regional, já pactuadas com o governador Geraldo Alckmin, mas ainda pendentes. A reunião com David Uip vinha sendo solicitada desde a assembleia de prefeitos de julho.
O convênio com a Prefeitura de Mauá, cuja renovação era aguardada desde abril, prevê repasse de R$ 1 milhão por mês ao longo de 12 meses para o Hospital Nardini. Durante o encontro, David Uip se comprometeu também a descentralizar o fornecimento de medicamentos de alto custo para moradores de São Caetano do Sul, hoje concentrado no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A Prefeitura de São Caetano disponibilizará local para a descentralização da farmácia.
Sobre o Centro de Referência do Idoso (CRI) que funcionará junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, a previsão do governo estadual é de licitação ainda este ano e obras iniciadas em 2015. Já para os dois Centros de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, a unidade de Santo André, que funcionará anexa ao Hospital Mário Covas recebeu previsão de licitação para 2015. David Uip também autorizou a Prefeitura de Diadema a licitar a obra da unidade que funcionará no Quarteirão da Saúde, instalado naquele município.
“Além da manutenção do convênio do Hospital Nardini, o encontro foi importante para acerto das propostas pendentes e para atualizarmos informações sobre projetos pactuados e não concretizados”, resumiu o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde, do Consórcio, Homero Neponuceno Duarte, também secretário municipal de Saúde de Santo André. Segundo Duarte foi pactuado, ainda, que o Estado manterá equipe técnica na região para dar mais celeridade ao planejamento da Rede de Saúde regional.
O encontro, que contou com a participação de prefeitos e secretários municipais das demais cidades do ABC, renovou o pleito pelo atendimento ao conjunto de temas da agenda prioritária para ampliar e consolidar a saúde na região do ABC.
Foto: Diego Barros/PSA
Grande ABC