A região do ABC tem potencial turístico que pode ser despertado com a ação das sete cidades e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além disso, embora os municípios não tenham sido escolhidos como cidades-sede das seleções participantes da Copa do Mundo, o torneio de futebol está movimentando a economia local e é preciso saber aproveitar este momento. A opinião foi manifestada pelo presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto, durante o 1º Congresso de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Grande ABC (CONTurEs), realizado hoje (30), na sede do Consórcio. “É hora de projetar o ABC”, afirmou.
O evento teve como tema os ‘’Novos Movimentos no Turismo’’ e contou com a presença de gestores municipais de Turismo e Esporte das cidades do ABC, empresariado dos setores de Gastronomia, Hotelaria e Turismo, além do Grupo de Trabalho Turismo, responsável por articular os projetos referentes ao segmento dentro do Consórcio. O Diretor de Programas e Projetos da entidade regional, Hamilton Lacerda, e o coordenador do GT Turismo, Marcelo Liochi, participaram da mesa de abertura.
As expectativas de crescimento para o setor de Turismo na região foram abordadas durante o Congresso, cuja programação envolverá também a realização do 1º Festival Gastronômico Cultural e Social do Grande ABC, de 1 a 31 de julho. ‘’A Copa tem forte impacto na economia local. Queremos absorver os turistas e fazer com que queiram retornar à região para experimentar nossa culinária’’, disse Nelson Pinto.
O diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, anunciou duas ações que vem sendo elaboradas pelo Grupo de Trabalho Turismo para privilegiar o desenvolvimento do Turismo Sustentável: a produção de um guia bilíngue para turistas abrangendo os sete municípios do ABC e, posteriormente, a construção do Portal ABCtur, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
Turismo Industrial
O vice-coordenador do GT Turismo, Fernando Bonisio, apresentou no Congresso o conceito de Turismo Industrial, parceria que vem sendo desenhada entre os municípios e as indústrias locais. ‘’Precisamos investir no Turismo, afinal, ele é um importante gerador de empregos na região’’, afirmou Bonísio, detalhando o exemplo de São Bernardo do Campo, onde o projeto está completando um ano.
A proposta tem como finalidade fornecer mais atrações à população, com visitas monitoradas às indústrias instaladas nos municípios representados pelo Consórcio. Transformando fábricas em ‘museus vivos’, o projeto busca agregar história e cultura aos moradores e turistas que venham a visitar o ABC por meio de suas fábricas.
Grande ABC