Gestores da Educação de 39 municípios pedirão ao TRE dispensa do trabalho de professores nas eleições

Educação - Sexta-feira, 11 de Abril de 2014


Gestores da Educação de 39 municípios pedirão ao TRE dispensa do trabalho de professores nas eleições

A cada mil professores convocados para os dois turnos das eleições deste ano, seis mil salas de aula ficarão sem docentes, com prejuízos para os alunos das redes regulares de ensino. Para evitar que o absenteísmo provoque danos ao andamento escolar, gestores dos 39 municípios participantes da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de São Paulo decidiram entregar documento ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, solicitando a dispensa dos professores do trabalho como mesários durante o pleito.

A solicitação foi decidida na manhã de hoje (11), durante encontro da Câmara Temática, que reuniu representantes das secretarias municipais de Educação e do governo estadual na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O coordenador da Câmara e secretário de Educação de São Paulo, Cesar Callegari, esteve presente.

“Vamos buscar dados nas secretarias de cada município para ter uma estimativa dos profissionais nessa situação”, afirmou Callegari. Pela lei eleitoral, a cada agente público envolvido no processo, serão concedidas licenças compensatórias de até seis dias de afastamento, considerando que a cada reunião de treinamento ou trabalho efetivo no pleito, o funcionário descansará dois dias.

A reunião também contou com a presença da relatora da Câmara Temática e coordenadora do Grupo de Trabalho Educação do Consórcio, Ana Lucia Sanches, e do Diretor de Programas e Projetos da entidade regional, Hamilton Lacerda, que lembrou a importância de sediar o encontro metropolitano. “A ideia é criar sinergia entre os municípios, para possibilitar que as características regionais possam ser ampliadas e sirvam como alternativa ao sistema globalizado que muitas vezes esquece de criar oportunidades para as peculiaridades locais”, afirmou o diretor.

Criada em novembro do ano passado, a Câmara Temática de Educação tem como objetivo o fortalecimento da Educação no âmbito metropolitano, reforçando o papel dos consórcios regionais nessa tarefa. Entre os desafios está a criação de um sistema de colaboração e cooperação entre as redes para recursos humanos, técnicos e projetos pedagógicos, interligando as políticas públicas para o setor.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC