A Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de São Paulo, que reúne secretarias de Educação de 39 municípios e representantes do governo estadual, realiza encontro nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Coleoni, 5, Centro, Santo André). Na pauta, os gestores irão analisar solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) visando a não convocação de professores da região metropolitana durante as eleições deste ano, com o objetivo de reduzir o número de faltas e, consequentemente, o total de dias em que as crianças ficarão sem professores.
Segundo a relatora da Câmara Temática e coordenadora do GT Educação do Consórcio, Ana Lucia Sanches, a convocação pode prejudicar o andamento escolar, uma vez que cada professor tem direito a duas faltas por turno de eleição em que for convocado, ou seja, quatro dias de faltas posteriores à votação. “Há municípios em que 70% da rede municipal é convocada, deixando sem aula milhares de alunos”, disse.
Criada no final de novembro de 2013, em encontro que contou com a participação do GT Educação, a Câmara Temática teve seu regimento aprovado em fevereiro, elegendo como coordenador o atual secretário de Educação de São Paulo, Cesar Callegari, que também estará presente nesta sexta-feira.
O objetivo da representação é o fortalecimento da Educação no âmbito metropolitano, reforçando o papel dos consórcios regionais nessa tarefa. Entre os desafios está a criação de um sistema de colaboração e cooperação entre as redes para recursos humanos, técnicos e projetos pedagógicos, interligando as políticas públicas para o setor.
Serviço:
Reunião da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de São Paulo
Sexta-feira, dia 11, das 9h às 12h
Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André
Grande ABC