Conferência Regional de Economia Solidária aprova propostas para etapa estadual

Obras - Quinta-feira, 03 de Abril de 2014


Conferência Regional de Economia Solidária aprova propostas para etapa estadual

Implantar Centros de Referência de Economia Solidária (Ecosol), com a participação dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES); criar Redes  de Comercialização Solidária, com realização de feiras e eventos periódicos; mapear os EES e disponibilizar  ferramentas virtuais nos portais oficiais, visando integrar as ações de apoio e de políticas públicas para o fortalecimento da Economia Solidária. Estas propostas estão entre as mais votadas pela 3ª Conferência Regional de Economia Solidária da Região do ABCDMRR e Baixada Santista, realizada em Santos nos dias 28 e 29 de março, com 274 participantes, sendo 104 do ABC. As deliberações do encontro serão agora levadas à etapa estadual da Conferência.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apoiou e participou do encontro, que debateu a construção do Plano Regional de Economia Solidária. Esse novo modo de organização da produção, comercialização, finanças e consumo privilegia a autogestão e a cooperação em empreendimentos coletivos, redes e cadeias solidárias articuladas no âmbito de segmentos econômicos.

A 3ª Conferência Regional propôs também a realização de um Simpósio Nacional para analisar e, se necessário, revisar o currículo, o conteúdo e a metodologia para as incubadoras de empreendimentos de economia solidária, bem como buscar a aprovação da Lei Geral de Economia Solidária. Foi proposta, ainda, a garantia de que as compras públicas priorizem a contratação de serviços e aquisição de produtos dos EES. O debate indicou também a necessidade de facilitar o acesso ao crédito para esse tipo de empreendimento, entre outras propostas que serão levadas pelos delegados à Conferência estadual.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André