Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC foi a maior realizada no Estado

Obras - Segunda-feira, 17 de Março de 2014


Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC foi a maior realizada no Estado

Mais de 280 pessoas participaram na sexta-feira e sábado, 14 e 15 de março, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC no município de Mauá. O evento foi apontado pelos organizadores e autoridades presentes como o maior realizado no Estado de São Paulo até agora, e preparou os sete municípios da região para a Conferência Estadual, marcada para abril. A gestão integrada de riscos e respostas a desastres e a promoção da cultura de proteção, em busca do conceito de cidade “resiliente”, ou seja, aquela capaz de se antecipar aos desastres e de se reorganizar após ocorrências graves, foram alguns dos temas discutidos.

Durante a abertura, no Teatro Municipal de Mauá, o Cel. PM Marco Aurélio Alves Pinto, Secretário da Casa Militar do Governo do Estado e Coordenador da Defesa Civil Estadual destacou a importância do Consórcio na articulação regional, possibilitando avanços em Defesa Civil. “Estou feliz de estar aqui não por conta de algum deslizamento em área de risco, mas para discutir a elaboração de uma agenda conjunta em prol de ações preventivas em âmbito regional. A região e o Consórcio têm características diferentes. Unidos estamos quebrando paradigmas para levar mais qualidade de vida às pessoas”, disse, lembrando o recente pleito do Consórcio pela remoção preventiva de 630 famílias de áreas críticas, cujo convênio com o governo estadual para pagamento de 50% do auxílio aluguel está em vias de ser assinado.

O prefeito de Mauá e anfitrião da Conferência, Donisete Braga, lembrou que “a região está fazendo sua lição de casa, mas é essencial a gestão compartilhada envolvendo o Governo do Estado para salvar a vida das pessoas”. O prefeito acrescentou que “mais uma vez a região demonstra seu pioneirismo e unidade ao realizar a 1ª Conferência Intermunicipal”.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, resgatou a história mais recente da evolução da Defesa Civil na região, a partir da criação de Grupo de Trabalho específico para o tema, em 2010. “O Consórcio tem investido na estrutura, com aquisição de viaturas e equipamentos para as Defesas Civis dos municípios, monitoramento através do Saisp (estadual) e Cemaden (federal), capacitação das equipes em parceria com a UFABC, contratação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para elaboração dos mapas de risco, captação de recursos para estabilização de encostas e união dos GTs Defesa Civil e Planejamento Urbano, com a criação do Grupo Temático Gestão de Riscos, que trabalhou na construção da ousada proposta de remoção preventiva, cujas famílias já estão sendo notificadas e removidas pelas prefeituras”.

Estiveram presentes também o vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar, o deputado federal Hélcio Silva, o Capitão PM Eduardo Drigo da Silva, coordenador regional de Defesa Civil do ABC e o Cel. PM Roberto Alboredo Sobrinho, comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além de autoridades municipais e regionais. O professor e geólogo Fernando Nogueira, da UFABC falou sobre os Novos Paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. “O ABC dá um passo importante à medida que um organismo intermunicipal passa a tratar da questão: o Consórcio”, afirmou.

O tema oficial Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional foi dividido em quatro eixos temáticos, com aprovação de diretrizes organizadas em documento final a ser apresentado na Conferência Estadual.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André