Decreto assinado pela Presidenta Dilma Roussef, publicado nesta quinta-feira (13), confirma a inclusão de corredores de ônibus no municípío de Ribeirão Pires na primeira etapa do PAC Mobilidade para o ABC. Os projetos e obras da região foram articulados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC junto ao governo federal no ano passado, resultando no anúncio de liberação inicial de R$ 793 milhões pela presidenta, em agosto. Com a inclusão de Ribeirão Pires, esse valor pode ultrapassar R$ 870 milhões.
Todos os projetos priorizam o transporte coletivo. O Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, responsável pelo acompanhamento do Plano de Investimentos em Mobilidade Urbana na Região do Grande ABC, que serviu de base para a articulação, participou de inúmeras reuniões com as equipes técnicas dos Ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão para garantir que as obras propostas fossem contempladas na primeira etapa do PAC Mobilidade.
Embora o decreto não detalhe as obras incluídas, em Ribeirão Pires foram apresentadas obras nas Avenidas Humberto de Campos e Santo André, o corredor da Av. Francisco Monteiro e uma ligação da Avenida Prefeito Miguel Prisco com Humberto de Campos, unindo os dois lados da cidade.
Grande ABC