O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão contratado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos de quatro municípios da região, apresentará os resultados finais do mapeamento aos prefeitos do ABC durante a Assembleia mensal da próxima segunda-feira (10), na sede da entidade. Será feita também a atualização das informações sobre a remoção emergencial preventiva em áreas de altíssimo risco, já iniciada pelas prefeituras.
Nesta sexta-feira (7), o Consórcio realizou audiência pública para apresentação dos Planos Municipais à população das cidades que receberam o levantamento. Foram mapeadas os pontos críticos para deslizamentos em Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além dos pontos de enchentes em São Caetano do Sul. O investimento do Consórcio na contratação do trabalho foi de R$ 680 mil.
O mapeamento, somado aos planos municipais já existentes anteriormente nos municípios de São Bernardo do Campo, Mauá e Diadema, permitirá que o Consórcio inicie as discussões para elaboração do Plano Regional de Redução de Riscos. Foi também a partir dos estudos do IPT que o Consórcio articulou com o Governo do Estado a remoção preventiva das áreas de risco crítico, conseguindo do governador Geraldo Alckmin, o compromisso de pagamento de 50% do auxílio aluguel para as famílias que já estão sendo retiradas pelas prefeituras, apesar de o repasse estadual ainda não ter ocorrido. O balanço de notificações e remoções já ocorridas está na pauta da assembleia de prefeitos.
Serviço:
48ª Reunião Ordinária da Assembléia Geral
Dia 10 de março, segunda-feira, das 9h às 11h
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André
Grande ABC