Região adere ao Plano Viver sem Limite

Educação - Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013


Região adere ao Plano Viver sem Limite

Transformar o País através de programas e projetos direcionados as pessoas com deficiência é o objetivo do Plano Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal. Nesta quinta-feira (14), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou do Ato de Pactuação Coletiva dos Municípios do Estado de São Paulo com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nome oficial do programa.

No evento Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra, Diadema e São Bernardo do Campo assinaram a o termo de adesão ao plano. Entre os municípios que compõem o Grande ABC apenas São Caetano já fazia parte do programa.

Maria Vilma Roberto, apoiadora institucional do Plano, detalhou a proposta e explicou cada um dos seus quatro eixos: Educação, Inclusão Social, Atenção a Saúde e Acessibilidade. Representando o Consórcio, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, afirmou que o Viver sem Limite é muito importante para a região por ser um trabalho intersetorial. “Quando o trabalho é integrado alcançamos mais rápido o cidadão com deficiência e desta forma podemos atendê-los melhor”, disse.

Também esteve no evento o coordenador do Grupo de Trabalho Pessoa com Deficiência do Consórcio, Ginez Garcia, que reafirmou a importância do programa: “O plano Viver sem Limite, vai além das ações, agora temos uma referência em políticas públicas para pessoas com deficiência”, reforçou.

Para Luiz Clóvis Guido Ribeiro, Diretor de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é preciso uma mudança coletiva de atitudes. “A pessoa com deficiência tem todo direito de sonhar”, resumiu. Para ele o projeto faz com que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos de lutar pelos seus objetivos.

Com investimento de R$ 7,6 bilhões até 2014 o Plano Viver sem Limite foi criado através do decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011, e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. O Plano reúne 15 ministérios e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC