Estudo busca fortalecimento regional do setor petroquímico e do plástico

Educação - Segunda-feira, 04 de Novembro de 2013


Estudo busca fortalecimento regional do setor petroquímico e do plástico

Promover as cadeias química, petroquímica e do plástico no ABC, preparando os municípios da região para novas oportunidades no setor é o que pretende o estudo apresentado hoje (4) aos prefeitos das sete cidades. Uma delegação formada pela Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, além das empresas Braskem e Maxiquim lançou oficialmente o trabalho durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O estudo tem conclusão prevista para março de 2014.

“É um estudo que interessa à região, pois o setor tem uma participação importante na economia das cidades”, ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. O presidente da Frente Parlamentar, deputado Vanderlei Siraque, lembrou que a história da mobilização surgiu na década de 1990, no Consórcio, quando o então prefeito Celso Daniel criou o Grupo de Trabalho Químico, Petroquímico e Plástico. “Começou aqui o processo histórico que conquistou a ampliação do Polo Petroquímico de Capuava”, disse o deputado, solicitando o retorno das atividades do GT, o que agora será analisado pela entidade. Também participou do encontro o deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Ao apresentar o escopo do estudo, João Luiz Zuñeda, da Maxiquim, destacou que “a indústria química brasileira já é a sétima maior do mundo”. Ele citou a importância do ABC nesse cenário, uma vez que a indústria química e do plástico do ABC gera 19% do valor adicionado da indústria regional e 11% do valor adicionado da indústria paulista. Para Flavio Chantre, diretor de Relações Institucionais da Braskem, “diversas cadeias correlacionadas podem ser impulsionadas” com a iniciativa.

PPA Regional

Será no dia 11 de dezembro, às 19 h, no Teatro Municipal de Santo André, o lançamento do documento final do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC. O anúncio foi feito ontem, pelo presidente do Consórcio, Luiz Marinho, após encontro de prefeitos que analisou as propostas de diretrizes recolhidas durante as plenárias do PPA realizadas nas sete cidades e registradas em Consulta Pública. O material está sendo sistematizado pelo Núcleo de Planejamento, formado pelos secretários municipais de Planejamento, e apontará os programas e ações prioritárias regionais para os próximos quatro anos.

Ônibus entre campi

O Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle, entregou ao presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e ao prefeito de Santo André, Carlos Grana, documento propondo a criação de uma linha de ônibus específica para o deslocamento de alunos, professores e funcionários entre os campi das duas cidades. A solicitação será analisada pelo GT Mobilidade Urbana. Luiz Marinho lembrou que por se tratar de linha intermunicipal o pleito deverá envolver também a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) ligada ao governo estadual. “Vamos estudar para facilitar a vida dos estudantes nesse trajeto”, afirmou.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC